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Os ajustes do comércio online de vestuário

Veículo: Diário do Comércio
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Enquanto novas normas de medidas para a indústria aguardam para sair do forno, grandes
varejistas adotam ferramentas próprias. Linha "Levi's Curve ID": utiliza sistema de caimento
baseado na forma e não no tamanho de cada mulher. Fórmula promete fazer sucesso entre as
brasileiras. As novas normas de medidas, em fase de gestação na indústria brasileira de vestuário,
prometem ajudar as vendas do segmento que acontecem na internet. Muitos aspectos influenciam
no caimento da roupa: o comprimento da perna e medidas da cintura, busto e quadril. O receio de
errar na escolha dos tamanhos afasta muitos consumidores das lojas virtuais. Segundo a Associação
Brasileira do Vestuário (Abravest), esse cenário já está mudando. As roupas infantis, por exemplo,
ganharam padrões de tamanhos e as normas já estão à disposição das confecções. O uso é
voluntário. No momento, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) elabora a
padronização de itens masculinos. As roupas femininas serão as últimas. Não há previsão de
quando todo o processo será concluído. "As confecções que tiverem juízo vão adotar as normas pois
são excelentes argumentos de vendas pela internet", disse o gerente de infraestrutura e capacitação
tecnológica da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção ( Abit), Sylvio Napoli. A
expectativa é de que haja uma abertura maior para o comércio eletrônico de roupas. Uma pesquisa
do byMK, primeira rede social de moda do País, revela o receio que os brasileiros têm em comprar
blusas, calças e vestidos pela rede mundial de computadores. Os principais fatores são: dúvidas
sobre o caimento da peça (25%), desconfiança da troca (21%) e a segurança ao colocar dados de
cartão de débito ou crédito na loja virtual (21%). Cerca de 12% não adquirem produtos por não
saberem as medidas. Enquanto o processo não é finalizado, grandes redes do segmento de
vestuário tentam incrementar suas vendas virtuais por meio de diferentes ferramentas. Isso porque
números do e-bit, consultoria especializada em comércio eletrônico, comprovam a tendência desse
consumo. Em 2009, os brasileiros aumentaram em 108% o número de pedidos nas categorias moda
e acessórios feitos pela web. "O aumento é sobre uma base muito pequena, quase inexpressiva. O
maior interesse é por acessórios, mais fáceis de escolher", afirmou o presidente da Abravest,
Roberto Chadad. Recentemente, o site da Lojas Marisa – que há dez anos mantém sua loja virtual –
ganhou um serviço inédito (patenteado) em sites brasileiros. Trata-se do sistema "sua medida",
ferramenta pioneira que permite a compra online de peças a partir das medidas de cada usuário e
que fornece dicas sobre as peças mais indicadas para o tamanho do consumidor. Atualmente, o
comércio eletrônico representa 0,7% da receita total da empresa. Na C&A, as vendas online são
direcionadas apenas para a linha "C&A Collection", geralmente desenhada por modelos e estilistas
que estão despontando ou já são consagrados. Entre os participantes, estava a top Isabeli Fontana,
responsável por linhas de roupas femininas e lingerie. Novo conceito – De olho nesse nicho, a marca
Levi's pretende seguir a tendência do seu site nos Estados Unidos e criar uma loja virtual por aqui.
Para isso lançou, em setembro, um novo conceito de jeans femininos, com tamanhos diferentes
para cada tipo de quadril. Segundo o diretor de marketing da empresa na América Latina, Maurício
Busin, a nova linha "Levi's Curve ID" utiliza sistema de caimento baseado na forma e não no
tamanho de cada mulher. "Fizemos uma pesquisa mundial e detectamos essa necessidade." Já há
algum tempo disponíveis no site norte-americano da marca(www.levis.com) – sem a cobrança de
frete – a nova linha acaba de chegar às lojas físicas brasileiras. "Nossa expectativa é que as vendas
mundiais de calças jeans, nos pontos de venda e na internet, aumentem cerca de 20%", disse o
executivo. No Brasil, a aceitação deve ser grande em virtude das diferentes formas do corpo da
mulher. "Agora as consumidoras podem escolher o tamanho certo do seu quadril, sem precisar
ajustar a roupa. Dependendo da demanda, podemos até pensar em vender na internet. Basta
escolher o tamanho certo do comprimento da perna, opção que já tínhamos antes, e a circunferência
do quadril, sem nem precisar experimentar a calça", afirmou o diretor de marketing da Levi's.

(*Colaborou Silvia Pimentel)


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