Workshop sobre cobrança pelo uso da água reúne mais de 100 interessados em debater o tema

Mais de 100 pessoas, representantes de indústrias, em especial do Vale do Itajaí, de comitês de bacia catarinenses, de empresas concessionárias de água e esgoto estaduais e municipais, bem como sindicatos industriais, como o Sintex, participaram do Workshop sobre Cobrança pelo Uso da Água, promovido pelo GT de Cobrança e Câmara de Qualidade Ambiental da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina –FIESC, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI.

O evento foi realizado dia 30 de setembro,  na sede da FIESC, em Florianópolis, e apresentou as experiências de cobrança pelo uso da água  do Comitê das Bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí – PCJ e do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, Paraíba do Sul e Rio das Velhas, além do modelo de cobrança para a bacia do Itajaí, conforme estudo realizado pelo Comitê do Itajaí, por meio da Fundação Agência de Água do Vale do Itajaí.

O workshop foi um desdobramento da discussão iniciada pelo GT-Cobrança, formado logo após a aprovação do Plano de Recursos Hídricos da bacia do Itajaí, pelo Comitê do Itajaí, em maio deste ano. O GT reúne representantes de usuários de água e do poder público, com o objetivo de definir um coeficiente setorial para a cobrança pelo uso da água na bacia do Itajaí, sem que este venha gerar impactos negativos à economia das empresas da região.

Segundo o presidente da Rede de Recursos Hídricos da CNI, Percy Soares Neto, foi de extrema importância o Comitê do Itajaí ter provocado o debate,  e desta forma estimulando o setor industrial a se aproximar do tema.  Ele ressaltou que o setor apoia a implantação da política de recursos hídricos. “É de nosso interesse que tenhamos água em qualidade e quantidade suficientes para produzirmos”.

Além das experiências dos comitês de bacias, os participantes também ouviram a exposição do diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Flávio Victoria. Ele apresentou a visão do Estado no processo de cobrança do uso da água em Santa Catarina e destacou que antes de instituir a cobrança o Estado precisa reestruturar o Sistema Estadual de Recursos Hídricos.

Em suas palavras finais, o representante da CNI, Percy Soares, enfatizou que os comitês sozinhos não resolvem nada, que o sistema tem que funcionar por inteiro. No entanto ponderou de que nas bacias hidrográficas, onde o debate da cobrança está amadurecendo, o Estado tem que entender este avanço e construir junto as possibilidades de ir adiante.

O presidente da Câmara de Qualidade Ambiental da FIESC, José Lourival Magri, também destacou a importância do Comitê do Itajaí em suscitar a discussão do tema cobrança pelo uso da água, e que a Federação tão logo o priorizou, atendendo a solicitação do GT-Cobrança para ampliar o debate por meio do workshop.   Está previsto a formação de um grupo técnico para formular um documento com as principais questões levantadas no evento, sendo que os participantes ainda poderão encaminhar suas considerações a FIESC.

As apresentações estão disponíveis no site: www.fiescnet.com.br/coi , em palestras, meio ambiente.

Com informações do site http://www.comiteitajai.org.br