Análise sobre as eleições 2010 e a campanha do Vote por Blumenau

Seção:
Página:

Por Charles Schwanke, diretor executivo da Acib

As eleições foram positivas para Blumenau, levando em conta que a representação estadual aumentou de três para quatro deputados estaduais em 2010. No campo federal mantivemos a eleição de dois deputados federais, mas um ainda depende de julgamento no STF. No Senado Federal elegeram-se dois candidatos nascidos em Blumenau: Luiz Henrique da Silveira e Paulo Bauer. Além do mais,  o primeiro suplente de Luiz Henrique da Silveira é o empresário blumenauense Dalírio Beber.

Há que se destacar a eleição de Raimundo Colombo, que cria um forte alinhamento político com o prefeito João Paulo Kleinübing. Colombo fez em Blumenau uma excelente votação, com 93.560 votos, ou seja, 48,42% dos votos nominais. Esse quadro qualifica a região para compor o secretariado de Raimundo Colombo. Há de se destacar, ainda, o surgimento de novas lideranças políticas com excelentes votações em Blumenau, como Napoleão Bernardes, que fez 41.436, votos e Jean Kuhlmann, com 34.430 votos.

Com boas votações também os experientes e veteranos Décio Lima com 40.738 votos e Ana Paula Lima com 29.618 votos em Blumenau. Esses quatro candidatos foram os que tiveram melhor desempenho na cidade e se colocam como virtuais candidatos para as eleições municipais de 2012. Com esta análise pode-se dizer que a campanha do Vote por Blumenau foi positiva. O dado negativo foi o aumento das abstenções, votos brancos e nulos que subiram de 23% para 27%, na média de votos para deputados estadual e federal.
A campanha nesses últimos 30 dias foi bastante vigorosa com a distribuição de 1.000 cartazes, 3.000 adesivos de carros, 40.000 flyers, cinta e matéria na revista Empresário (4.000 edições), 2 mil visitas com mais de 4.500 pageviews no site www.votepelovale.com.br, 40 outodoors e 40 busdoor, jingle da campanha inserida na programação das rádios com 660 inserções, VT da campanha do Vote por Blumenau nas TVs locais com 125 inserções, além da distribuição de 300 camisetas do Vote por Blumenau. Sem contar o espaço concedido pela imprensa em mídia espontânea.

Agradecemos o apoio da imprensa local, do eleitorado blumenauense, dos candidatos locais e às entidades patrocinadoras da campanha que são: Acib, Cdl, Sindilojas, Ampe, Sintex, SindsegSC, Sescon, Sinpeb, Simmmeb, Sindicato Gráfico, Setcesc, Sindicato Assessoramento e Perícias e Codeic. Destacamos também as entidades apoiadoras: OAB/SC, Assimvi, Intersindical Patronal, ABC Ciclovias e Unimed.