Fábrica da Malwee é inaugurada no Nordeste

Veículo: Textília.net
Seção:
Página:

O Ceará, que já se destaca como um dos principais centros produtores de vestuário e moda praia, está se transformando no mais novo pólo industrial têxtil brasileiro, graças a chegada de novas fábricas, cujas matrizes estão localizadas em outros estados. O exemplo mais recente é a inauguração na cidade de Pacajus, a cerca de 50 quilômetros de Fortaleza, da nova unidade da Malwee Malhas, uma das maiores confecções do país, com matriz em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Além da Malwee, cujas operações se iniciaram no dia 6 de setembro, outras empresas catarinenses do setor se preparam para se instalar no Ceará: a Zanotti, fabricante de elásticos, e a Lunender, também malharia. Segundo Ivan Bezerra, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (Cede) e empresário têxtil, estas indústrias deverão montar fábricas no município de Pacatuba, com investimentos da ordem de R$ 35 milhões e R$ 45 milhões, respectivamente. Bezerra também anunciou, conforme o Diário do Nordeste, que a vinda das três fábricas deverá gerar em torno de 5 mil postos de trabalho no setor têxtil  cearense. Ele disse ainda que a empresa mineira Franco Matos – que adquiriu o segmento de malharia da Vicunha Têxtil – investirá R$ 28 milhões para centrar toda a sua produção no Ceará, devendo criar 1.200 empregos. De acordo com o dirigente, o interesse dos empresários têxteis em instalar fábricas no estado não se dá apenas pelos incentivos fiscais, mas pela grande oferta de mão de obra disponível para o setor.

Tradição catarinense

De acordo com nota divulgada pela assessoria da Malwee, a nova fábrica em Pacajus ampliará o parque industrial da empresa, composto hoje por quatro unidades em Santa Catarina — incluindo a matriz e a malharia em Jaraguá do Sul e duas filiais em Pomerode e Blumenau — além da unidade em Camacan, na Bahia. A fábrica de Pacajus inicia com 80 funcionários diretos, mas a expectativa é que ao todo sejam gerados 2.400 empregos diretos na região até 2013. Com a nova fábrica, a capacidade produtiva total da Malwee terá um acréscimo em torno de 25%. Há 42 anos, quando foi fundada, a Malwee – hoje dirigida pelo empresário Wander Weege, vem consolidando sua presença junto aos consumidores, especialmente de moda jovem e infantil. Seus produtos estão presentes em mais de 20 mil pontos de venda, possui três marcas – Malwee, M.Collection e Zig Zag Zaa, que somam um total de doze linhas. A empresa fabrica, por ano, cerca de 50 milhões de peças de vestuário.