Exportações pela rede postal batem recorde para meses de agosto

Veículo: Brazil Modal
Seção:
Página:

09/09/10- 18:52

O Brasil exportou, em agosto, via rede postal, US$ 21 milhões pelo sistema simplificado de envio de remessas, mecanismo que beneficia principalmente micro e pequenos empresários. Esse valor representa um crescimento de 43% na comparação com o mesmo período de 2009. De acordo com o Ministério das Comunicações, este é o novo recorde para o mês.

Os dados incluem as exportações feitas por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e também por operadores privados. No acumulado do ano, as exportações via rede postal já ultrapassaram os US$ 172 milhões - que correspondem a 94% do volume remetido ao exterior em todo o ano passado. No entanto, se comparadas ao mês de julho, as vendas via serviços de correios tiveram uma redução de 7,9%. Essa redução, segundo a área técnica do ministério, é normal para esta época do ano.

Os Estados Unidos são o principal destino das remessas brasileiras: 24%. A Argentina vem em segundo lugar, com 7,77%, seguida do México, com 5,2%. No geral, foram exportados 812 tipos de mercadorias.

O instrumento mais importante de remessa de mercadorias para fora do país, via Correios, é o Exporta Fácil. Com ele foi possível eliminar procedimentos burocráticos, como a contratação de despachantes e empresas de transporte. Isso resulta também na diminuição dos custos de embarque. O Exporta Fácil reduziu em 82% os custos para os empresários, na comparação com o regime comum de exportações. Para enviar os produtos, basta ao empresário apresentar na agência dos Correios as notas fiscais dos produtos que serão exportados e o formulário de exportação preenchido.

Fonte: Agência Brasil