São Francisco congestionado: 33 navios aguardam para atracar no terminal
Veículo: NetmarinhaSeção:
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Seg, 06 de Setembro de 2010 08:47 |
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O terminal do Norte do Estado registra prejuizo de R$ 20 mil para cada dia parado. ![]() As companhias de navegação que operam em São Francisco do Sul estão sofrendo com o congestionamento marítimo. Uma fila de 33 navios aguarda para atracar no porto. A espera, que gera custos para as empresas e pode influenciar no preço final dos produtos, é resultado da coincidência de dois fatores: o aumento no volume de importação de aço e a reforma do berço 201. – A espera começou no período de safra da soja, permaneceu com o aumento de importação de bobinas e chapas de aço. Hoje, é de 15 dias em média. Os custos de um navio parado chegam a US$ 20 mil ao dia. No caso do metal, isso pode trazer um aumento médio de US$ 3 por tonelada – afirma o gerente da Orion Agência Marítima, William Ricardo Soares, que tem pelo menos três navios na fila. De acordo com o presidente do Porto de São Francisco, Paulo Cesar Cortes Corsi, a maioria das embarcações que aguarda para atracar está carregada com aço. Segundo ele, apenas a ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, que possui uma unidade na cidade, aumentou em 50% a movimentação do metal no terminal. O produto é importado, principalmente, da China. ![]() Berço passa por obras de ampliação Para as embarcações com aço, a situação é ainda pior. Os navios graneleiros e que transportam contêineres têm preferência. Soares explica que, além de levar mais tempo para descarregar – até cinco dias –, os navios com bobinas de aço são considerados de carga geral. Por isso, precisam desatracar e ceder a vez quando chega um navio de contêineres, que demanda não mais do que 20 horas na operação de descarga. Para Corsi, a reforma do berço 201 pode ter contribuído para formar filas, mas não há garantia de que a espera seria menor se a obra, prevista para acabar no final do ano, já estivesse pronta. – Este é um momento de pico e não dita a necessidade emergencial de ampliação – diz ele. O presidente do porto observa, ainda, que a reforma para aumentar o berço 201 de 150 metros para 250 metros representa um investimento de R$ 30 milhões do PAC. A ampliação, segundo ele, permitirá a atração de navios de maior porte em 2011. ![]() Porto de Itajaí vira plano B O excesso de demanda em São Francisco do Sul fez a Companhia de Navegação Norsul desviar um dos seus cinco navios na fila de atração para um terminal privado de Itajaí na última semana. A empresa, que transporta bobinas de aço produzidas pela ArcelorMittal de Vitória (ES) para São Francisco, deve repetir o procedimento nos próximos dias. O presidente do porto, Paulo Corsi, minimiza o problema do congestionamento. – A decisão de aguardar ou não é da empresa. O porto não perde, porque há excesso de demanda. Estamos batendo recordes de movimentação. Foram 8 milhões de toneladas em 2009, e, este ano, devemos superar a marca de 10 milhões de toneladas. A Norsul defende a construção de terminais privados. A empresa tem um projeto, o Mar Azul, orçado em R$ 120 milhões. – Lutamos para a construção do terminal Mar Azul, que reduziria os custos da ArcelorMittal e desafogaria o porto – afirma Herbert Markenson, diretor do projeto. A obra prevê um centro de distribuição, que teve a construção paralisada por questões ambientais, e dois berços. Estes últimos devem demorar dois anos para ficar prontos, assim que a licença ambiental for obtida. Com informações Diario Catarinense |