Brasil vai importar 250 mil toneladas de algodão

Veículo: Clic RBS
Seção: Blog Estela Benetti

Diante da escassez de algodão no Brasil e no mundo, que causou aumento de 50% no preço da commodity no país nos últimos seis meses, o governo vai liberar a importação de 250 mil toneladas do produto, o equivalente a 25% do consumo nacional, com alíquota zero, entre outubro deste ano e junho de 2011. Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Blumenau (Sintex), Ulrich Kuhn, a decisão deverá ser formalizada na reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex), dia 15 de setembro. Conforme o empresário, essa importação com alíquota reduzida, que poderá ser dos EUA, não será suficiente para suprir a falta do produto no mercado interno. A alta de preços está pressionando custos justamente nesta fase em que as empresas começam a produzir mais para atender as vendas do final do ano.