Logística é um mercado em expansão

Veículo: NTC & Logística
Seção:
Página:

'Ter o produto certo, no lugar certo, na hora certa e na quantia certa, com o menor custo, é um fator de competição.' A frase, do gerente de logística da rede de supermercados Condor, Miguel Pereira Neto, resume a importância do profissional que opta por essa carreira.

A logística de qualidade se tornou já há algum tempo uma exigência fundamental das empresas brasileiras. 'Antes, você pegava um gerente de loja experiente e o colocava no barracão de distribuição, porque ele já conhecia o negócio. Hoje, isso não basta. As bases de lucratividade, após o fim da inflação descontrolada, na década de 1990, se tornaram cada vez mais apertadas. O consumidor quer produtos mais baratos. O mercado exige profissionais que tenham conhecimento técnico, específico', aponta Ricardo José Bertin, coordenador do curso de Logística da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Segundo Bertin, o mercado brasileiro começou a dar mais ênfase à logística nas últimas duas décadas. O profissional da área lida com o encaminhamento do produto nas várias etapas: toda a cadeia de suprimentos, a compra, o transporte, a distribuição, o estoque, a reposição. Isso numa realidade em que tudo é informatizado. Na onda dessa valorização da logística, instituições de ensino superior brasileiras começaram a ofertar cursos e mais cursos voltados especificamente para a área.

'Quem opta por essa carreira tem que ter algum interesse por matemática e por organização, saber como a empresa funciona', acrescenta o professor da PUC-PR. As principais demandas por profissionais estão nos grandes varejistas (redes de supermercados, farmácias, lojas de departamentos), indústrias, franquias e transportadoras.

'Todo grande centro que tem unidades de grandes redes tem alta demanda', diz Bertin. 'As pessoas querem comprar os produtos mais baratos possíveis. Para vender barato, a empresa tem que reduzir custos de produção e distribuição. Uma logística eficiente é fundamental.'

Miguel Pereira Neto começou a trabalhar no Condor há oito anos, como encarregado. Foi subindo na empresa até se tornar gerente do setor de logística, onde hoje administra o atendimento às 29 lojas da rede, localizadas em 11 cidades. Nesse caminho, procurou sempre se aprimorar: estudou Economia, cursou pós-graduação em Gestão de Produção e atualmente faz MBA em Sistemas de Logística.

'A logística é dinâmica, e a logística de varejo, mais ainda. Por exemplo, se a empresa resolve fazer uma promoção ou adotar uma nova estratégia, isso muda todo o trabalho', afirma Pereira. 'É um mercado em expansão. A logística ainda é um conceito novo. Na indústria, é algo muito forte. No varejo, está sendo mais valorizado, porque é um fator de competição. Inclusive, tem sido uma base de sustentação para novos empreendimentos.'

ONDE ESTUDAR

Cursos de Logística no Paraná
Instituição Município