Bom negócio em fevereiro

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Economia
Página:

Texfair Home deve criar nova temporada de turismo no segundo pior mês do ano para os hotéis

BLUMENAU - O anúncio da Texfair Home para fevereiro foi recebido com entusiasmo por hoteleiros e industriais de Blumenau. A feira, que será a divisão cama, mesa e banho da Texfair do Brasil, ocorrerá de 22 a 25 de fevereiro do ano que vem, no Parque Vila Germânica. De um lado, a indústria do segmento terá um período considerado mais adequado para lançar as coleções. Do outro, a rede hoteleira espera ver os índices de ocupação do mês de fevereiro cuja média é a segunda mais baixa do ano (52%), perdendo apenas para dezembro (46,5%) subirem.

– Janeiro e fevereiro são razoavelmente bons. Temos movimento dos veranistas, que vêm passar dois ou três dias em Blumenau. Mas com a Texfair Home poderemos melhorar essa performance – comentou Emil Chartouni, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Blumenau e Região.

Apesar do entusiasmo, só será possível estimar a quantidade de hóspedes quando a organização da feira fechar as vendas de estandes e divulgar o número de expositores. Por isso, hoteleiros como Walter Henrique Klemz, gerente administrativo do Hotel Glória, preferem esperar a primeira edição para estimar uma taxa de crescimento da ocupação. O colega, Marco Antônio Frozza, gerente geral do Himmelblau, é mais otimista. Ele acredita que a ocupação do hotel, que foi de 60% em fevereiro deste ano, chegue a 80%.

– Hotéis, restaurantes, táxis e outros serviços serão beneficiados, e o turista que vem a negócios para a região será melhor recebido com a infraestrutura local disponível – garante o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), Ulrich Kuhn.

O presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette, entende que a divisão da Texfair é importante porque a infraestrutura do município já não suportava mais um evento deste porte.

– Não podíamos mais continuar perdendo hóspedes para Balneário Camboriú – exemplificou Mette.

Calendário da Sommerfest deve ser preservado

Agora, o desafio do presidente será negociar com o Sintex a montagem da feira sem prejudicar o calendário da Sommerfest, a Oktoberfest de verão que ocorre em janeiro e fevereiro no mesmo local da Texfair, no Parque Vila Germânica.

Para os industriais, a data é adequada para lançar a Coleção Inverno, e por anteceder o Dia das Mães, quando os artigos de cama, mesa e banho são muito procurados no varejo.

– Concordamos com o resultado, uma vez que ele está alinhado com nosso setor varejista, que busca lançamentos frequentes, coordenados com as estações do ano – explica Mario Sette, diretor comercial da Coteminas.

Porém, empresas como a Altenburg são cautelosas ao comentar a expectativa de fechamento de negócios:

– Para nós a feira é importante para aprofundar o relacionamento com os clientes, a percepção sobre os nossos lançamentos e intensificar contatos – enumera Quilian Miguel Rausch, diretor comercial da indústria.

daiane.costa@santa.com.br
DAIANE COSTA