A arte de fazer estandes

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Economia
Página:

 
Visual da Texfair vende os mesmos conceitos e tendências que chegarão às lojas na Primavera/Verão

A 11ª Feira Internacional da Indústria Têxtil (Texfair), que começou ontem, no Parque Vila Germânica, transformou os estandes em extensões das coleções à venda. As estruturas montadas pelos fabricantes transmitem uma mensagem, mesmo que conceitual, responsável por introduzir os visitantes nas tendências da próxima estação. Espaços que antes serviam apenas para mostruário agora têm a missão de encantar, com muitas cores e formas curiosas.

O planejamento une um batalhão de profissionais de comunicação e arquitetura, além dos operários que executam a ideia. Segundo a organização, 85% dos expositores contratam pessoal especializado.

Tapete vermelho, barraquinha de pipoca e pôsteres dos filmes em cartaz. Parece um cinema dos anos 1950, mas é o estande da Lepper, de Joinville. Ao redor, um rolo de filme encenado pelas estrelas da empresa – a Lepper é especialista em licenciamento de marcas, como o Homem-Aranha.

– Estes clássicos têm mais de 30, 40 anos. A intenção foi mostrá-los como nossas estrelas de cinema – explica a coordenadora de Produto, Andreza de Liz.

No Setor 2, chama a atenção um quarto gigante com paredes assimétricas. Entre elas, imagens de pessoas em diferentes fases da vida. Na entrada do estande, poemas refletem sobre o sentido do dia a dia. Um minuto para pensar na vida, desmontá-la e reconstruí-la. A intenção da Karsten é associar as criações do arquiteto descontrutivista Frank Gehry com a proposta da nova coleção, que é de renovação.

Na Altenburg, o estande reflete a proposta de unir conforto à sustentabilidade. No aconchego dos edredons, nos lustres e no volumoso arranjo de flores, a montagem mostra uma casa na proposta “ecoluxo”. Os tecidos e sistemas de produção ecologicamente corretos são explicados em um jogo de realidade aumentada.

– Queremos que o visitante sinta que conforto e ecologia podem estar associados – afirma Diva Castro, gerente de Marketing.

daniela.matthes@santa.com.br

DANIELA MATTHES

 
Multimídia Estande da Karsten remete à coleção de cama, mesa e banho inspirada no arquiteto desconstrutivista Frank Gehry