Todos ganham com a Texfair

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Economia
Página:

EVENTO DE NEGÓCIOS

 

Feira que começa na terça é têxtil, mas um batalhão de prestadores de serviços fatura com o evento

BLUMENAU - Vera, Annette e Rodrigo não trabalham na indústria têxtil, mas esperam o ano todo pelos quatro dias de Feira Internacional da Indústria Têxtil (Texfair), que começa terça e vai até sexta-feira no Parque Vila Germânica. Eles são empresários ou autônomos do ramo de serviços e fazem parte de uma cadeia de setores que faturam com o evento, focado no turismo de eventos e no mercado têxtil. De florista a gesseiro, de marceneiro à senhora do cafezinho, todos saem ganhando com a Texfair.

– A feira movimenta uma série de atividades econômicas paralelas. Não temos como contabilizar quantos empregos indiretos ela gera. Cerca de 80% dos estandes, por exemplo, contratam arquitetos para projetar algo inovador – explica Ulrich Kuhn, presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis (Sintex), entidade que organiza a Texfair.

A parceria entre o florista Roberto Boebel e a produtora de eventos Annette Luise Hosch resulta na maioria das folhagens e flores que enfeitam os estandes da feira. Só nesta edição serão 300 unidades, a maioria locada. Roberto cultiva as plantas em um orquidário no Distrito do Garcia. Annette leva os vasos à Vila Germânica nos dias que antecedem a feira, para que os clientes possam escolher as espécies que mais agradam.

– Esse é meu diferencial. Os expositores podem escolher sem sair do parque – gaba-se Annette.

Para os taxistas, os quatro dias de Texfair são os mais rentáveis do ano, aponta o presidente do sindicato da categoria, Mariano Vieira. O faturamento supera até os 18 dias de Oktoberfest. Dos 186 táxis do município, pelo menos 120 ficam 24 horas à disposição do evento.

– Oktoberfest é à noite. Texfair é o dia todo e os participantes têm mais dinheiro – resume Vieira.

O economista e especialista em análise de mercado Vilmar José Tomio explica que a Texfair proporciona ganhos maiores do que qualquer outro evento de Blumenau justamente pelo alto poder aquisitivo dos participantes e das empresas envolvidas.

daiane.costa@santa.com.br

DAIANE COSTA
O tamanho do evento
4 dias de feira: 200 empresas, 400 marcas, 25 mil* visitantes, 26 mil m² de área de exposição, 4 mil leitos de hotel ocupados em Blumenau e 120 táxis à disposição dos participantes
* Estimativa da organização
Fonte: Assessoria de imprensa do Sintex.
Serviço
Texfair - A feira será de terça a sexta-feira no Parque Vila Germânica. A visitação ocorre das 10h às 19h. O evento é exclusivo para profissionais do setor. Credenciais podem ser feitas na hora.

 

  •