Brasil investiu US$ 8 bi no exterior até março

Seção:
Página:

Karina Nappi

Para buscar diversificar suas fontes de receita, as empresas brasileiras aceleram o ritmo de investimento no exterior em 2010. Segundo dados do Banco Central, os investimentos brasileiros diretos no exterior nos três primeiros meses deste ano atingiram US$ 8,076 bilhões. O valor é 748,32% superior ao montante investido no mesmo período de 2009 (US$ 952 milhões).

O principal destino destes investimentos são países que oferecem muitas vantagens fiscais, alguns deles considerados paraíso fiscal   até há pouco tempo. Os destinos que lideram  são as Ilhas Cayman, que receberam este ano US$ 2,577 bilhões no primeiro trimestre, seguidas pelos Estados Unidos (US$ 1,571 bilhões) e por Luxemburgo (US$ 1,228 bilhões).

Entre os países da América Latina, os investimentos foram direcionados para oito nações: Colômbia, Venezuela, Peru, Chile, Bolívia, México, além de Argentina e Uruguai.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2009, as aplicações na Argentina cresceram 52,9% ao passar de US$ 51 milhões para US$ 78 milhões. No Chile o crescimento passou de 1.636% (antes, US$ 11 milhões; depois, US$ 191 milhões).

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Comércio Exterior (Abracex), Roberto Segatto, os industriais perceberam que atualmente é mais barato investir em novas unidades fora do Brasil para ampliar  marca e obter um retorno altamente lucrativo. “O governo brasileiro não ajuda o setor industrial, não elimina os impostos e tributos de importação de máquinas. Desta maneira podemos ver o parque industrial com defasagem de 20 anos frente a outros países, o que reduz a competitividade e o lucro. Hoje, é mais barato construir uma fábrica em outro país e exportar para o Brasil as peças necessárias do que fabricá-las aqui e exportar para fora”, argumentou Segatto.

Chama a atenção também a distribuição dos investimentos por setor. O setor de serviços respondeu por 51,7% do total de investimentos. A maioria destes recursos tem origem nas empresas do setor financeiro, que responderam por 31,2% do total.

Outro setor que se destaca no volume de investimentos é a indústria: 47,6% dos investimentos foram feitos por empresas deste setor, com destaque para as companhias do setor alimentício, que registraram participação de 36,6% do total de investimentos feitos no exterior.