FIESC lança no dia 3 de fevereiro o Start Export 2010

A Federação das Indústrias (FIESC) lança no dia 3 de fevereiro, às 10h30, a edição 2010 do programa Start Export, que promove a internacionalização de empresas de pequeno e médio porte. O evento de lançamento contará com palestrantes europeus, que abordarão a experiência das pequenas empresas do continente no comércio internacional, abordando aspectos como alianças estratégicas para fortalecer a competitividade, a promoção das marcas no mercado internacional e técnicas de negociação.

O lançamento do Start Export será realizado no Centro de Eventos do Sistema FIESC e as informações podem ser obtidas por meio do e-mail startexport@fiescnet.com.br ou do telefone (48) 3231-4665. As inscrições para participar do lançamento se encerram no dia 2 de fevereiro. O evento também vai marcar o encerramento da edição 2009 do programa, que teve o apoio do Programa de Apoio à Inserção Internacional da Pequena e Média Empresa (PAIIPME), gerenciado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com recursos da Comissão Européia.

O Star Export é um programa do Centro Internacional de Negócios FIESC, criado para minimizar riscos e otimizar os resultados de pequenas e médias indústrias na exportação. Engloba um conjunto de soluções que compreende a diagnósticos e treinamentos, o desenvolvimento e execução de um plano de ação voltado ao comércio internacional e a assessoria permanente por profissionais especializados.

Entre as questões abordadas pelo programa, lançado em 2004, estão planejamento em exportação, adequação de processos internos, capacitação de pessoal, estruturação da área internacional, prospecção e diversificação de mercados e contatos comerciais no exterior.