Avanço da exportação é esperado no fim do ano

Veículo: Folha de Blumenau
Seção: Economia
Página:

Matéria publicada na edição 338, no dia 13-11-2009

Valorização do Real dificultou saída dos produtos de Blumenau

As exportações catarinenses registraram queda de 27% de janeiro a outubro de 2009 em comparação com o mesmo período de 2008, somando US$ 5,3 bilhões. Os números de outubro deste ano em relação ao décimo mês de 2008 mostram que as vendas ao mercado externo tiveram contração de 25,6%.

Enquanto isso, o resultado de outubro diante de setembro aponta crescimento de 10,3% nas exportações das indústrias do Estado. Em Blumenau, apesar de não ter todos os números do último mês em mãos, o diretor para Assuntos Internacionais da Associação Empresarial (Acib), Ido José Steiner, analisa que o desempenho das indústrias do Município acompanha a média estadual.

De acordo com Steiner, o aquecimento da balança comercial do setor será sentido com as vendas de final de ano. “Acredito que haja estabilidade e aquecimento a partir de agora, que a economia como um todo está se recuperando e o consumo aumentando”, aposta.

Segundo Steiner, com a valorização do Real frente ao Dólar - no patamar de R$ 1,73 -, a indústria começa a se focar no mercado interno para não perder os investimentos. “Até o final do ano, a exportação pode cair ainda mais. Mas, em contrapartida, o balanço das empresas pode ser mais positivo por causa do aumento da demanda interna”, projeta.

Desempenho

Embora o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior não tenha finalizado os números das exportações de outubro em Blumenau, o desempenho das indústrias no ano - analisado entre janeiro e final de setembro - apresenta retração 37% ante o mesmo período do ano passado. Nos nove primeiros meses do ano, foram exportados US$ 356,4 milhões (R$ 616.7 milhões), são quase US$ 111,7 milhões (R$ 193,2 milhões) a menos do que o registrado em 2008. A pior queda em 2009.