Kuhn se filia ao PR de olho em 2010

Seção:
Página:

Matéria publicada na edição 322, no dia 06-10-2009

Kuhn diz que foi convidado pela pópria senadora para compor a chapa

[CANDIDATURA] Presidente do Sintex aparece como uma das apostas para compor a chapa com a senadora Ideli na disputa ao Governo do Estado

Blumenau deve voltar a figurar no cenário político estadual nas próximas eleições. O presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Blumenau (Sintex), Ulrich Kuhn, filiou-se na última semana ao PR e aparece como uma das apostas para compor a chapa ao lado da senadora Ideli Salvatti (PT) na disputa ao Governo do Estado.

A Folha tentou ouvir o empresário nesta segunda-feira (5), mas não conseguiu. Segundo a secretária de Kuhn, ele está no Exterior e só volta no próximo dia 19. No entanto, nas rodas políticas, comenta-se que Kuhn teria dito que foi convidado pela própria senadora para filiar-se ao partido e, possivelmente, compor a chapa com dela. Dessa forma, Ideli se aproximaria dos empresários e fecharia apoio de lideranças à chapa nas principais regiões do Estado.

O presidente municipal do PR, o ex-prefeito Dalto dos Reis, confirma a filiação de Kuhn e a possível indicação dele como candidato a vice da senadora. Segundo Reis, numa eventual coligação entre PT, PR e PP, que está sendo negociada, o nome de Kuhn seria a opção do partido para Blumenau e região, onde a coligação está “desguarnecida”. “Antes, o PR tinha mapeado o nome de Udo Döhler (ex-presidente da Facisc), de Joinville, mas como a região já tem estrutura com a prefeitura, que tem o Carlito Mers (PT), prefeito, e Ingo Butzke (PR), vice, o nome do Ulrich fortalece a coligação”, afirma.

Neste cenário, a senadora teria o apoio do deputado federal Cláudio Vignatti no Oeste como candidato a senador, a força de Kuhn no Vale do Itajaí e o próprio nome da senadora na região Norte, onde mantém o domicilio eleitoral, além da Prefeitura. Restaria a indicação de um nome na região Sul, onde, certamente, Ideli trabalha para buscar o apoio.

Dessa forma, a senadora tenta repetir a fórmula vitoriosa adotada pelo presidente Lula (PT), em 2002, quando foi buscar o candidato a vice-presidente, José Alencar (PRB), em meio à classe empresarial.

Afastamento

Caso se confirme a indicação de Kuhn como candidato a vice-governador ao lado de Ideli, a estrutura administrativa do Sintex deve mudar. De acordo com o estatuto do sindicato, ele não poderá acumular o cargo enquanto for candidato. Com isso, um dos vice-presidentes Alvin Rauh Neto (Karsten) e Rui Altenburg (Altenburg) passariam a administrar a entidade.