Taxa a sapato chinês anima indústria de Franca

Veículo: Folha de S. Paulo
Seção:
Página:

Da Redação

Para o sindicato das indústrias, medida vai beneficiar especialmente pequenos e médios empresários da cidade

A decisão da Camex (Câmara de Comércio Exterior), que determina a sobretaxação provisória de US$ 12,47 para cada par de sapato fabricado na China que entre no Brasil, já reflete na indústria de Franca, principal polo produtor de calçados masculinos do país.
Segundo José Carlos Brigagão do Couto, presidente do Sindifranca (Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca), as fábricas do município já estão sendo procuradas por importadores de calçados, que devem optar pelo fim das negociações com a China e passar a produzir os pares no Brasil.
Quem importava sapato quer fabricar em Franca. Isso já vem acontecendo há dias, pois essa decisão de ontem já era aguardada. A repercussão agora aumentou, afirmou o empresário, que vê na decisão divulgada anteontem uma grande esperança ao setor.
Agora, nós vamos nivelar a competitividade com o calçado chinês. Nossa indústria será bastante beneficiada, pois a medida vai atingir, principalmente, as micro e pequenas indústrias. E 90% do setor calçadista de Franca é formado por micro e pequenas indústrias.
A medida terá validade de seis meses, mas o processo que definirá uma alíquota definitiva deve ser encerrado antes do prazo. Brigagão disse que o setor continuará brigando para impor um protecionismo ainda maior -pedem taxação de US$ 25 por par de sapato.
Com as mudanças feitas ontem anteontem, já esperamos um aquecimento das contratações a curto e médio prazo. Mas não tenho dúvidas de que, com medidas mais severas à importação da China, a indústria de Franca vai atingir o mesmo patamar de produção que tinha durante a década de 80, disse.
O presidente da Opananken, Geraldo Ribeiro Filho, aguarda um aumento da produção a média prazo. Nós produzimos de 500 a 600 pares por dia. A fábrica está pronta para produzir até mil pares por dia. É o que esperamos, disse.
(LUCAS REIS)