Nossa Caixa oferece linhas de crédito do BNDES

Veículo: Folha de S. Paulo
Seção:
Página:

Recursos são destinados para a aquisição de máquinas

A Nossa Caixa passa a intermediar a transferência de quatro linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Duas delas, considerada pelos gestores dessas instituições financeiras como as mais atraentes, oferecem taxa de juros de 4,5% e 7% ao ano e são voltadas para aquisição de máquinas e equipamentos. Começaram a ser oferecidas ontem e só poderão ser adquiridas até 31 de dezembro.
As linhas atendem empresas de todos os portes, e o valor mínimo financiável é de R$ 30 mil. O máximo é de até 100% do valor do bem nos financiamentos direcionados às micro, pequenas e médias empresas e de até 80% nas operações com grandes corporações. Elas contemplam ainda a compra de ônibus e caminhões.
A Nossa Caixa, que foi comprada em 2008 pelo Banco do Brasil, também passará a emitir o Cartão BNDES com bandeira Visa, destinado a empresas com vendas brutas de até R$ 60 milhões por ano. Estará disponível a partir do dia 31 e operará com limite de R$ 500 mil. Com ele poderão ser adquiridos mais de 100 mil bens de produção listados pelo BNDES, como materiais dos setores moveleiro e têxtil.
Além de proporcionar recursos para a modernização e a substituição de máquinas e equipamentos, uma dessas linhas, a PEC-BNDES, fornece capital de giro e financiará valores a partir de R$ 500 mil.
De acordo com o presidente da Nossa Caixa, Demian Fiocca, essa linha de capital de giro é considerada como política pública anticíclica e só poderá ser solicitada até o fim deste ano.
"Queremos evitar que uma certa retração do sistema bancário, devido à crise, deixasse as empresas sem fôlego."
As linhas de crédito estão dentro do Programa de Sustentação do Desenvolvimento, com financiamento mínimo de R$ 30 mil, e do Programa Especial de Crédito, para operações a partir de R$ 500 mil.

Crescimento
Também presente ao evento de lançamento das linhas de crédito, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse que os desembolsos da instituição devem atingir entre R$ 130 bilhões e R$ 135 bilhões neste ano, valor bastante superior aos R$ 92 bilhões que o BNDES emprestou em 2008.
Coutinho disse esperar que a economia brasileira cresça de 3% a 4% no quarto trimestre.
Em evento anteontem, o ministro Guido Mantega (Fazenda) havia dito que o país deve ter fechado o segundo trimestre com crescimento de 1,7%.
O governo projeta expansão de 1% no fechamento do ano. O mercado, retração de 0,34%.