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No Brasil, frio e descontos impulsionam as vendas

Veículo: Valor Econômico
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Ao contrário de Paris, as vendas no varejo brasileiro de vestuário e calçados cresceram nos dois últimos meses. O aumento é resultante da combinação de dois fatores: o frio que chegou com força total neste inverno e as liquidações, que começaram em junho, cerca de um mês antes do tradicional, e que oferecem descontos de até 70%

"Muitos varejistas tiveram um desempenho ruim nos primeiros meses do ano, inclusive no Dia das Mães, ainda como reflexo da crise. Assustados, muitos lojistas entraram o mês de junho liquidando", disse Sylvio Mandel, presidente da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abeim) .

As lojas de roupa e sapatos registraram em junho um crescimento de 5,3% no volume de vendas em relação ao mesmo mês de 2008. É um crescimento significativo levando-se em consideração que em abril e maio, houve queda de 3% e 0,4%, respectivamente, segundo dados da Serasa Experien. O varejo como um todo - incluindo supermercados, automóveis, móveis e informática - cresceu 4,9% no período.

No semestre, o varejo de vestuário acumula queda de apenas 0,1%. "Até junho, esse segmento acumulava perdas. Com o bom desempenho de junho, o resultado do semestre é praticamente neutro", explicou Luiz Rabi, gerente de indicadores de mercado da Serasa. Nas lojas dos shopping centers, o faturamento no primeiro semestre aumentou 3,5% quando comparado aos seis primeiros meses de 2008, de acordo com a Alshop, entidade que reúne os shopping centers.

Ao que tudo indica esse mês de julho deverá repetir o bom desempenho do mês passado, principalmente, porque agora é a temporada oficial das liquidações de inverno. "Quem colocou as peças para liquidar já em junho perdeu dinheiro porque desde o mês passado está fazendo frio. Mas agora não dá para segurar preço porque todos estão liquidando, como de costume", disse Roberto Chadad, presidente da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest).

Entre as grandes varejistas que estão oferecendo desconto de até 70% estão, por exemplo, Lojas Marisa, Scala e a varejista de calçados Empório Naka. No Rio, sete shopping centers da administradora Aliansce iniciam nesta semana liquidação de inverno com até 70% de desconto nos preços. A expectativa é de aumento de 15% nas vendas, com foco nos segmentos de moda e calçados

Nos shoppings Madureira e Rio Sul, da administradora Brascan, as vendas arrefeceram mais no primeiro trimestre, mas já estão em recuperação. No Rio Sul, a liquidação realizada neste mês aumentou as vendas em 10%. No primeiro trimestre, o crescimento foi de 4,5%. No trimestre seguinte, o faturamento subiu 6%.

"A confiança do consumidor melhorou e voltou ao patamar do ano passado", disse o superintendente geral do Rio Sul, Márcio Werner. No Madureira Shopping, as vendas seguiram bem no primeiro semestre, cerca de 9%. O shopping promove liquidação em agosto, com descontos de 50% a 70%. A ideia é aproveitar o bom momento das vendas para dar fim aos estoques da coleção de inverno.

Nos shoppings gerenciados pela BR Malls, o segundo trimestre também foi melhor, com alta de 6,4%. Nos três primeiros meses, o crescimento foi de 3,5%.



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