Nota eletrônica exige mudanças

Seção: Economia
Página:

MUDANÇA FISCAL

Prazo de adesão ao sistema vence dia 31 de agosto para 79 setores, incluindo tecelagens

BLUMENAU - Empresas de todo o país correm contra o tempo para se adequar à nova lei federal do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que obriga a implantação da nota fiscal eletrônica (NF-e). Até dia 31 de agosto, 10 mil estabelecimentos comerciais e industriais do Estado, de 79 diferentes segmentos econômicos, terão de estar adaptados à nota eletrônica. De acordo com o gerente de Sistemas de Informações Tributárias da Secretaria Estadual da Fazenda, Inácio Erdtmann, neste momento nada muda para o consumidor final. A informatização dos cupons fiscais virá em uma próxima etapa, em 2010.

Os prazos de implantação variam de acordo com a atividade econômica exercida. Até o fim de agosto, tecelagens, fabricantes de fogões, máquinas de lavar e secar, fabricantes de papel, laticínios e fabricantes de equipamentos de informática, são alguns dos segmentos que terão de ter a nota fiscal de papel substituída pela eletrônica. A alteração ocorrerá nas transações entre comerciantes, fornecedores e indústrias.

O tecelão Clécio Dalla’Alba, de Gaspar, está empenhado em adaptar a empresa às novas regras do Fisco. O contador responsável pela tecelagem dele orientou sobre a implantação, mas o empresário, que emite 10 notas fiscais por mês, ainda busca informações sobre o processo. Dalla’Alba assistirá à palestra sobre a mudança que a Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) promove amanhã, às 8h30min, no Grande Hotel, em Blumenau.

– Tenho de recadastrar meus clientes, implantar um programa para emitir a nota e aprender a lidar com tudo isso num prazo muito curto, com poucas informações a respeito – avalia Dalla’Alba.

Para o diretor Comercial da G2KA Sistemas, Gilson Chequeto, a falta de conhecimento, os custos e a lenta adaptação à tecnologia atrasaram a implantação:

– Tem aquele empresário que ainda acredita que o governo irá prorrogar o prazo da obrigatoriedade e há aqueles que acham o custo do sistema elevado – explica Chequeto.

O gestor de Canais da WK Sistemas, Marcio Tomelin, alerta que muitas empresas estão com códigos de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs) inadequados no cadastro de CNPJ. Este erro pode levar o empresário a acreditar que o seu negócio não é obrigado a aderir à NF-e.

– É muito importante que cada empresário tome conhecimento sobre a condição de sua empresa, do prazo, e dos investimentos necessários – explica Marcio Tomelin.

Entenda as alterações

Serviço
Palestra sobre a NF-e – Amanhã, às 8h30min, no Grande Hotel Blumenau (Alameda Rio Branco, 21). Inscrições gratuitas. Informações pelo site www.ciesc.com.br/nfe ou pelo telefone (47) 3326-5158.