Notícias

Altenburg dá dicas sobre o travesseiro ideal

Você sabia que dormir bem pode contribuir com a sua longevidade?
Bem, levando em conta que passamos aproximadamente um terço da nossa vida dormindo, o melhor mesmo é saber qual a forma ideal para cuidar do nosso sono. Confira algumas dicas do fisioterapeuta Joel Roberto Benghi Junior:

 

Qual o travesseiro ideal?

O travesseiro ideal deve manter a cabeça e o pescoço alinhados à coluna cervical, promovendo o relaxamento dos músculos do corpo para um sono verdadeiramente reparador. O primeiro passo para a escolha correta é identificar o suporte do seu travesseiro.

Para quem dorme de lado
Se você dorme de lado, o ideal é escolher um travesseiro de suporte firme e com altura que preencha o espaço entre o ombro e o pescoço. Travesseiros indicados: Espaço A Suporte Firme, Plumi Gold, Royal, Conforto, Altenburg Suporte Firme e Extra Firme.

Para quem dorme de costas
O travesseiro deve possuir suporte médio e com altura que preencha o espaço da nuca, para evitar a flexão do pescoço. Travesseiros indicados: Espaço A Suporte Médio, Premier Malha, Altenburg Suporte Médio, Liberty, Soft, Brise e Vicenza.

Para quem dorme de bruços
Se esta é sua posição preferida para dormir, escolha um travesseiro de suporte suave ou médio, mais baixo e macio, que evite a hiperflexão do pescoço. Travesseiros indicados: Levitare, Ternura, Carícia, Multicolor, Bom Sono, Fantasia e Blusono.

Para quem sofre de alergia ou doenças respiratórias
São indicados travesseiros com propriedade antibacteriana como o travesseiro Sono & Saúde, que elimina ativamente ácaros e bactérias, proporcionando um sono saudável.

 

Qual é a posição correta para dormir?

A postura mais adequada é a de lado. Dormir desta forma interfere positivamente no sono, afirma o fisioterapeuta. Durante a noite, é normal mudarmos de posição. Isto acontece espontaneamente e é saudável, pois diminuímos a pressão sobre a parte do corpo em contato com o colchão ou o travesseiro. Essas mudanças de posição são ainda mais comuns nas pessoas com dores na coluna vertebral (cervical torácica ou lombar), que devem deitar-se na posição lateral. Quem prefere dormir de costas, deve optar por um travesseiro de suporte e altura médios, dando alinhamento perfeito à coluna. Mas há pessoas que ainda preferem dormir de bruços, postura que não é adequada porque forma curvaturas indesejadas em toda coluna. Além da rotação da cabeça, que impede o relaxamento muscular da região cervical, esta postura também aumenta o estresse sobre o pescoço e vértebras da coluna lombar, e ainda impede o bom alinhamento da coluna.


Como devo deitar quando estou com dor nas costas?

Seu cuidado deve ser ainda maior. Algumas dicas são:

  • Se você deita de costas, deixe os joelhos semiflexionados e com um travesseiro embaixo deles, o que diminui a tensão sobre as vértebras, relaxa a musculatura lombar e proporciona maior descanso.
  • Se você deita de lado, recomenda-se que os joelhos estejam dobrados e com um travesseiro pequeno entre eles, o que ajuda a manter a coluna alinhada.
  • Antes de se levantar, deite-se primeiro de lado e então utilize o próprio corpo como um pêndulo, usando o contrapeso das pernas para elevar o tronco.


Avaliados estes critérios, a escolha deve ser feita de acordo com a sua preferência. Com modelos para quem dorme em posições específicas ou para quem sofre com doenças respiratórias, a Altenburg possui o seu travesseiro ideal.

E não esqueça: cuide da sua saúde e bem-estar trocando o travesseiro a cada dois anos.

Fonte: Site da Altenburg



Compartilhe:

<< Voltar