De olho no mercado europeu

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Economia
Página: www.santa.com.br

Rodada de negócios reúne empresários do setor têxtil e investidores estrangeiros na 10ª Texfair  BLUMENAU - Uma mesa, duas ou mais cadeiras, uma boa dose de conversa e alguns cartões corporativos passando de mão em mão. O cenário é da rodada de negócios do Projeto Comprador Al-Invest, que ocorre desde ontem na 10ª Feira Internacional da Indústria Têxtil (Texfair).

Promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o encontro reúne 13 empresários – vindos da Itália, Suécia, Polônia e Inglaterra – e 50 participantes de empresas do Vale do Itajaí, entre visitantes e expositores. O evento promete gerar negócios lucrativos aos fornecedores brasileiros.

A italiana Graziella Locati Poliani, presidente de um consórcio de 40 empresas europeias, diz que a chance de fechar negócios com os brasileiros é grande, já que os artigos são de qualidade. No entanto, para que os acordos evoluam, é preciso adaptar mais os produtos ao gosto europeu.

– É preciso alinhar três pontos: qualidade, preço, cores mais neutras (não tão vivas como gostam os brasileiros) e tecidos mais lisos – avalia a empresária italiana que visitou o parque fabril da Cia. Hering e o Centro Têxtil do Senai junto com outros estrangeiros.

Encantada com a beleza dos produtos da Texfair, Graziella busca artigos para casa, como cortinas e roupas de cama e banho. Durante a visita, analisa a qualidade e o preço das peças. Na bagagem para Itália, levará sua impressão aos empresários que representa, para que eles decidam pela importação dos produtos brasileiros.

Sobre a possibilidade da crise econômica atrapalhar a negociação com o Brasil, Graziella diz que o mercado externo sente a crise, mas que há luz no fim do túnel e faz um prognóstico de bons negócios no futuro.

julia.borba@santa.com.br

JÚLIA BORBA

Visitantes, expositores e empresários europeus continuam as reuniões hoje na feira