Edição 2009 da Fematex recebe 7 mil visitantes

Seção: Economia
Página: www.folhadeblumenau.com.br

Feira apresentou tendências para a coleção Primavera-Verão 2009/2010

A 2ª Feira Internacional de Materiais para a Indústria Têxtil e de Confecção (Fematex) recebeu aproximadamente 7 mil visitantes durante os quatro dias de feira. Embora tenha ficado abaixo da previsão dos organizadores, que esperavam 10 mil pessoas, o evento foi considerado satisfatório. O presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação Tecelagem e Vestuário de Blumenau (Sintex) - entidade promotora da feira -, Ulrich Kuhn, disse que o resultado foi “bom” por ser um ano atípico, devido à crise internacional e às enchentes que atingiram Blumenau.

Na opinião dele, a grande maioria dos expositores achou a feira “muito boa e organizada”. “Os expositores ficaram surpresos com o número de atendimentos de negócios gerados no evento”, afirma.

A edição da Fematex 2009 reuniu qualidade de expositores e de informações, consolidando o esforço da região na retomada das atividades empresariais após a tragédia. A feira apresentou tendências para a coleção Primavera-Verão 2009/2010. Entre os lançamentos, malhas, estampas, tecidos, sprays de adesivos para confecção e bordado, camisaria, botões, zípers, lantejoulas, strass, enfeites e tiras.

Kuhn afirma que a Fematex é o começo do projeto que trará resultados a longo prazo - de 4 a 5 anos. “As expectativas nesta feira foram superadas. O que foi feito, foi bem feito”, garante, acrescentando que os destaques ficaram por conta das palestras e do Fórum de Tendências.

O presidente do Sintex informa que o objetivo da Fematex, desde a idealização, é colocar à disposição dos empresários toda a informação possível. “Esse não será um ano fácil, mas a realização, com êxito, da 2ª Fematex nos sinaliza que 2009 não será um ano desastroso para a indústria têxtil”, conclui Kuhn.

Fematex 2010

De acordo com o presidente do Sintex, a expectativa da organização da feira é que o processo de compreensão da Fematex evolua na terceira edição, em 2010. “Esperamos um crescimento de 30% a 40% no evento em 2010. Além de mais expositores estrangeiros”, declara Kuhn.

O diferencial da 3ª Fematex, em 2010, é o horário de funcionamento da feira, das 14h às 21h.

Expositores definem participação na 2ª Fematex

Dos 70 expositores da 2ª Fematex, cerca de 15 participaram pela primeira vez. Como a Designer blumenauense Giovanna Stewers. “O trabalho durante a feira foi excelente, com boa repercussão”, diz, acrescentando que, das 250 pessoas que passaram pelo estande, 40 podem ser prospectados com trabalho”.

Para a blumenauense Altenburg, pela primeira vez no evento, a feira foi “excelente”. “Sempre é bom mostrar os produtos num evento como esse. Acreditamos que a Fematex vai tomar proporções da Texfair Brasil e da Febratex”, diz o gerente de Unidade de Fibras da Altenburg, Kleber Alves Mariano.

A blumenauense Haco Etiquetas lançou as etiquetas com inscrições em Braille. “Foi uma boa oportunidade lançar o produto durante a Fematex”, afirma o gerente de Marketing Johnny Francis Gaulke.