Fematex inicia com otimismo do setor têxtil

Veículo: Folha de Blumenau
Seção: Economia
Página: www.folhadeblumenau.com.br

Lideranças apostam nos bons negócios que serão gerados durante os quatro dias da Fematex

Otimismo toma conta do setor têxtil para a 2ª Feira Internacional de Materiais para a Indústria Têxtil e de Confecção (Fematex), que iniciou nesta terça-feira (3) e vai até a próxima sexta (6). A afirmação foi feita por autoridades e entidades empresariais de Blumenau, durante coletiva à imprensa de abertura da Fematex, nesta terça-feira (3) na Vila Germânica. O evento apresenta lançamentos e informações para a coleção Primavera-Verão 2009/2010, que serão vistas na Feira Internacional da Indústria Têxtil (Texfair), em 2010.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), Ulrich Kuhn, explica que o evento é diferente das feiras convencionais. “A Fematex vende o futuro. Não é uma feira comercial, mas de informação e a informação não pode ser comercializada”, lembra.

Kuhn mostra confiança na feira e aposta em bons negócios. “O que temos é um sinal amarelo; é preciso cautela para avaliar como a situação vai caminhar”, diz. O otimismo está baseado na expectativa de público para a 2ª Fematex. Estão sendo esperados 10 mil visitantes durante os quatro dias de evento - 4 mil a mais que a primeira edição, em 2008. “Estamos confiantes no sucesso e nos bons negócios que serão gerados na Fematex 2009”, reforça Kuhn.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, a realização da Fematex 2009, mesmo com a crise mundial e depois da tragédia de novembro, mostra a confiança do setor na economia. “Eventos como a Fematex são importantes para a cadeia produtiva”, diz.

Para o prefeito João Paulo Kleinübing, a feira mostra a garra e a perseverança da população. Na opinião dele, a Fematex contribui para a virada do comércio, muito prejudicado com a catástrofe de novembro.

“O setor têxtil representa 40% da indústria de Blumenau. É o que mais gera empregos na cidade. Nasceu praticamente junto com o Município”, completa.

Feira

Com a proposta de ser uma feira integrada de materiais têxteis dirigida para a criação de moda e confecção, a Fematex reúne aviamentos e complementos, tecidos, fios especiais e diferenciados, químicos e auxiliares, serviços, consultorias, entidades de ensino, fornecedores de sistemas de gestão e bureaux de novos talentos.

Os expositores destacam novidades em materiais e serviços para a indústria de moda e confecção. Dos 70 expositores, aproximadamente 21 são catarinenses. Entre as empresas participantes, vão apresentar lançamentos: Estrelas, Altenburg, Audaces Automação, Automatisa, Borckenstein, Brasil Botões, Corozita, Covolan, Dalila, Diprotec, Doptex, Goods of Desire, Haco Etiquetas, Horizonte Têxtil, Irmão Perfeito, Jetfio, Metalsinos, Naigell Botões, NS Importação e Comércio, Paraguaçu Têxtil, Pelican, Piter Pan, Reeltex, Renaux Blue Label, Renaux View, Rollatex, Sancris e Schlösser.

O evento é promovido pelo Sintex e organizado pela Vale Feiras & Eventos.

Data: 3 a 6 de fevereiro

Horário: das 10h às 19h

Visitação: evento exclusivo para profissionais do setor - proibido o ingresso para menores de 16 anos

Local: Parque Vila Germânica - Rua Alberto Stein, nº 199 - Bairro da Velha – Blumenau