Notícias

Sustentabilidade é destaque na “Fematex 2009”


A segunda edição da “Fematex – Feira Internacional de Materiais para a Indústria Têxtil e de Confecção”, que será realizada entre os dias 03 e 06 de fevereiro de 2009, no Parque Vila Germânica, em Blumenau, SC, destaca o “Espaço Sustentabilidade Fematex” que visa levar o visitante a refletir sobre o tema que faz - cada dia mais - parte da consciência e do dia-a-dia de todos.

O símbolo central do espaço é uma Roda D’água, que remete às experiências históricas na região, devido ao uso equilibrado dos recursos naturais pelos primeiros colonizadores. A Roda D’água é tratada como um núcleo difusor através da projeção simbólica de raios, desenvolvidos com tecidos multicoloridos.

Segundo Milton dos Santos, profissional de moda responsável pela pesquisa sobre o tema para o Espaço Sustentabilidade Fematex, e Guido Paulo Kaestner, arquiteto paisagista da Apasa, que projetou o espaço, a Roda se inspira no movimento e a dinâmica da relação sociedade/natureza, onde cada pá representa um indivíduo que, em movimento, gera um resultado na relação com a natureza. “Com isto, o Espaço fala sobre atitudes sustentáveis nas mais diversas escalas”, explica Milton dos Santos.


As palavras Sustentabilidade, Responsabilidade Socioambiental, Sustentabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Ecodesenvolvimento estão em destaque no Espaço, formando linhas verticais que remetem à importância de crescer de forma equilibrada.

Fematex 2009

O evento reúne conceitos e lançamentos em fios especiais, tecidos, aviamentos e complementos, estamparia, bordados, químicos e auxiliares, máquinas, equipamentos e serviços. Os cerca de 10.000 visitantes também terão acesso ao “Fórum de Tendências” – espaço diferenciado com informações exclusivas sobre as coleções primavera-verão 2009/2010 e um preview do alto-verão 2010 e o “Espaço Informação, Moda e Negócio” com palestras sobre tendências e lançamentos inovadores dos 70 expositores.

A Fematex 2009 deve gerar cerca de 800 empregos diretos, além de movimentar profissionais e empresas de hotelaria, restaurantes, turismo, transportes e trabalhos temporários de mão-de-obra de montagem, limpeza e decoração.

O evento é promovido pelo SINTEX – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau e organizado pela Vale Feiras & Eventos.


Fórum de Tendências

Na Fematex, além dos melhores lançamentos do setor, o visitante terá acesso ao “Fórum de Tendências”, um espaço diferenciado com informações exclusivas sobre cores, estampas e texturas do Verão 2009/2010, além de um preview do Alto-Verão 2010. O objetivo do Fórum é o de otimizar a visitação na Feira, encurtando a distância entre o visitante e o expositor.

Espaço Informação, Moda e Negócio

Complementando as informações para os visitantes, o “Espaço Informação, Moda e Negócio” apresentará uma programação de palestras sobre tendências e lançamentos dos expositores, enfocando moda, negócios e sustentabilidade. No dia 6 de fevereiro, às 10h30, Luciene Nascimento de Almeida, do SENAI CETIQT apresenta a palestra “Costurando valor: como a confecções brasileiras podem alinhar-se às premissas do Desenvolvimento Sustentável, obtendo aumento de competitividade”. No mesmo dia, às 13h30, será apresentado também o “MTV Dossiê mundo jovem”, sobre sustentabilidade.

A programação completa das palestras está disponível no site da Fematex www.fematex.com.br


Serviço:

Fematex – Feira Internacional de Materiais para a Indústria Têxtil e de Confecção
Data: 03 a 06 de fevereiro 2009
Horário: das 10 às 19 horas
Visitação: evento exclusivo para profissionais do setor – proibido o ingresso para
menores de 16 anos
Local: Parque Vila Germânica - Rua Alberto Stein, 199 - Bairro da Velha
Blumenau (SC)


Compartilhe:

<< Voltar