Setor têxtil prevê expansão de 2,5%

Veículo: Diário Catarinense
Seção: Informe Econômico
Página: www.diario.com.br

O setor têxtil brasileiro encerrou 2008 com crescimento de 4% em faturamento, e, para este ano, prevê expansão de 2,5% a 3%, caso o PIB tenha expansão entre 2% e 2,5% e a cotação do dólar fique em torno de R$ 2,30. Esta projeção é da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit).

O presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis e do Vestuário de Blumenau e Região (Sintex) e conselheiro da Abit, Ulrich Kuhn, observa que a queda maior, no ano passado, ocorreu nos três últimos meses, porque até o fim de setembro, o setor vinha crescendo, em média, 6% frente a 2007.

O empresário projeta um primeiro trimestre complicado, com expansão de até 2% para o setor. Segundo ele, o varejo começou a comprar da indústria na última semana, mas no mês de janeiro o volume de negócios é menor.

As empresas têxteis também estão entre as que vêm demitindo no país. Com um total superior a 1,5 milhão de trabalhadores, foram desligados cerca de 20 mil nos meses de novembro e dezembro.

Em SC, segundo pesquisa da Fiesc junto às maiores indústrias, a indústria têxtil reduziu em 1,66% o total de vagas no mês de dezembro em relação a novembro. A expectativa do setor é que o cenário fique melhor porque, com o dólar mais alto, as importações chinesas serão limitadas.