Têxteis do Vale para europeu ver

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Economia
Página: www.santa.com.br

Empresas levam ao maior evento de produtos para o lar do planeta artigos feitos só para exportação
ISABELA KIESEL

FRANKFURT, ALEMANHA - As empresas brasileiras expositoras na Heimtextil 2009 desembarcaram na Europa com amostras de produtos que atendem aos padrões dos clientes estrangeiros: menos estampas, mais cores luminosas e artigos pesados. São linhas diferentes daquelas que chegam ao mercado brasileiro. Linhas de banho, sauna e praia são as líderes de exportação. A 39ª Heimtextil, maior feira têxtil internacional para casa e hotelaria, começou ontem e termina sábado.

– Europa e Estados Unidos estão acostumados com toalhas maiores, mais pesadas e, consequentemente, mais caras. O público brasileiro gosta de toalhas leves – compara Sergio Lombardi, diretor-comercial da Buettner, de Brusque, que trouxe a coleção de sauna para expor na Europa.

Há 30 anos presente na Heimtextil, a Buddemeyer, de São Bento do Sul, conhece bem o gosto estrangeiro e desenvolve coleções de acordo com as exigências de cada país para onde exporta. No entanto, afirma o diretor Rafael Buddemeyer, cores como o metalizado e os azuis, verdes e violetas valem para qualquer país europeu.

– A cor que a gente acha interessante para um, pode não ser para outro. Tem muito a ver com os costumes da região – explica Georges Vitorino, diretor da Pictura Design, empresa que desenvolve imagens para estampas em artigos de cama, mesa e banho. Cerca de 60% da produção vai para o Exterior.

Apesar da instabilidade no mercado mundial, as empresas brasileiras presentes na Heimtextil 2009 ressaltam a importância de participar da feira. A Döhler, de Joinville, voltou a expor no evento deste ano. Em 2008, depois de 15 anos consecutivos na Heimtextil, a empresa decidiu ficar de fora.

– Foi em função da nova realidade cambial. Agora, nós voltamos para sentir o mercado – afirma Udo Döhler, presidente da empresa.

A Döhler trouxe a linha de cama, mesa e banho, com ênfase em toalhas felpudas e de praia, além dos roupões, que atendem tanto o consumidor comum quanto a rede hoteleira.

Enviada especial
A repórter viajou a convite da Camara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

isabela.kiesel@santa.com.br

A Heimtextil
- Promovida pela Messe Frankfurt e representada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha aqui no Brasil, a Heimtextil é considerada a mais importante plataforma de negócios do mundo no segmento de tecidos para cama, mesa, banho e decoração do lar
- A feira ocorre anualmente, em Frankfurt. A 39ª edição começou ontem e vai até sábado