Lula anuncia auxílio à economia

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Capa
Página: www.santa.com.br

Crédito para empresas e prazos maiores para pagar impostos darão fôlego à região

ITAJAÍ - Na segunda vinda a Santa Catarina pela recuperação das perdas com a catástrofe ambiental, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um extenso pacote de medidas para ajudar governos, empresas e cidadãos afetados pelas chuvas de novembro. Lula também conseguiu completar o sobrevôo pelas cidades atingidas, visitando áreas do Litoral e do Médio Vale do Itajaí ao lado de sete ministros.

No auditório do Porto de Itajaí, fez o aguardado pronunciamento, revelando as soluções até agora encontradas pelo governo federal para recuperar a economia do Estado. O presidente anunciou linhas de crédito para empresas, pesca e agricultura, confirmou a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) sem limite de saque e assinou a ordem de serviço para a dragagem do Rio Itajaí-Açu, em Itajaí. Ao final, pediu paciência à população e ao empresariado:

– Quando cai a casa de uma pessoa, quando o agricultor perde uma lavoura, todo mundo sabe que não se pode reerguer tudo em um dia. É preciso planejar, organizar documentos.

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou que as empresas catarinenses afetadas pela enchente e as que sofreram interrupção no abastecimento de gás terão crédito especial. O valor total a ser liberado vai depender do número de atingidos.

As micro e pequenas empresas contarão com R$ 500 milhões em crédito, enquanto o valor oferecido para a recomposição de capital de giro chegará a R$ 500 milhões. O governo também providenciará R$ 400 milhões em crédito para pagamento de salários, férias e 13º dos trabalhadores. Todos os incentivos citados serão acompanhados de carência estendida e juros “bem abaixo do mercado”, disse a ministra.

Até o último dia do ano, títulos com parcelas vencidas ou a vencer desde o dia 22 de novembro terão carência de três meses, sem juros ou multas. As empresas afetadas também contarão com a prorrogação de tributos e impostos federais por seis meses, com os pagamentos previstos entre junho e agosto de 2009. Entidades empresariais de Blumenau ainda aguardam detalhes das medidas:

– Houve um grande avanço. Mas precisamos de um detalhamento maior – afirmou o presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Ricardo Stodieck.

sicilia.vechi@santa.com.br

FGTS
Lula confirmou a liberação do FGTS para trabalhadores das regiões afetadas pela catástrofe. Em Blumenau, conforme o Santa antecipou sexta-feira, todos que tiverem conta no fundo poderão sacar todo o dinheiro depositado. Isto será possível porque a totalidade do município foi considerada área atingida pela tragédia. A Caixa atenderá os interessados no ginásio do Galegão, a partir do dia 22.
Os moradores dos outros 11 municípios do Vale que tiveram homologada a situação de calamidade pública pelo Ministério da Integração Nacional ainda não sabem quando, quanto e como poderão sacar o FGTS. Até sexta-feira, as prefeituras não haviam encaminhado a declaração de área atingida. Este documento definirá quem terá direito, se todos os moradores (como em Blumenau) ou apenas parte deles