Empresários criam fundo ‘Volta ao Lar’

Veículo: Folha de Blumenau
Seção: Economia
Página: www.folhadeblumenau.com.br

Iniciativa de empresários e entidades catarinenses resultou na criação do Fundo de Solidariedade Volta ao Lar. A proposta prevê a compra de terrenos para a construção de pelo menos 5 mil novas unidades habitacionais em todo o Vale do Itajaí, assolado com a mais trágica calamidade da história. O valor das áreas necessárias e infra-estrutura deve chegar a R$ 50 milhões.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em parceria com a Associação Empresarial de Blumenau (Acib), está arrecadando recursos para a construção de casas populares. A medida vai beneficiar famílias com renda abaixo de três salários mínimos - R$ 1.245,00 - e que não se encaixam nas condições para obter moradia popular via Programa de Arrendamento Residencial (PAR), do Governo Federal. A campanha pretende arrecadar doações de empresários e pessoas físicas.

O fundo, criado no dia 27, tem com parceiro o Bradesco, que abriu uma conta para receber doações e já depositou R$ 100 mil por iniciativa do presidente Márcio Cypriano. A conta está vinculada à Fiesc.

A presidenta da blumenauense Dudalina, Sônia Regina Hess de Souza, explica que o fundo será destinado para a aquisição de terrenos em áreas seguras nas cidades atingidas pela catástrofe. A empresária, que integra também o Conselho Consultivo Superior de Governo de Santa Catarina (Consult), informa que os terrenos serão comprados e repassados a instituições públicas para a construção das unidades habitacionais.

Auxílio

O presidente da Fiesc, Alcantaro Corrêa, diz que o auxílio às famílias que perderam tudo, na maioria dos casos as famílias mais carentes, é fundamental. A mesma preocupação é compartilhada pelo presidente da Acib, Ricardo Stodieck. “A classe empresarial de todo Estado é solidária às famílias atingidas e, neste momento de dor, se une para ajudar a quem mais precisa”, declara, lembrando que a campanha pretende facilitar o acesso a quem perdeu tudo.

As entidades envolvidas na campanha são: Fiesc, Acib, CDL, Sintex) Sindicato das Indústrias Gráficas de Blumenau, Consult, Intersindical Patronal de Blumenau e Sinfac.

Para que os terrenos possam ser comprados, os empresários enviaram ao governador Luiz Henrique da Silveira uma proposta para que 100% da arrecadação do Fundo Social proveniente das empresas da região sejam destinados ao programa.

Nesta quinta-feira (4) o grupo reuniu-se em Blumenau e informou que já existem quatro terrenos mapeados para construção exclusiva das moradias, mas por enquanto, não serão divulgados. A próxima reunião está marcada para o dia 12.

Serviço

Contribuições já podem ser feitas através da conta corrente: Banco Bradesco, Agência: 2186-5 - Agência Trindade, Conta Corrente: 36000-7, CNPJ: Fiesc - 83.873.877/0001-14, Solidariedade Volta ao Lar.