O negócio é ajudar

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Economia
Página: www.santa.com.br

Empresas da região agem para minimizar prejuízos dos funcionários e retomar o trabalho com força total

BLUMENAU - Pessoas sem comida, sem roupa, sem casa para morar, sem dinheiro. Para tentar amenizar um pouco os estragos e ajudar na reconstrução de Blumenau, a maioria das empresas do município está antecipando o pagamento do salário do mês e a segunda parcela do 13º salário que seria pago somente dia 20 de dezembro. Grandes indústrias, como Coteminas, Altenburg e Cremer estão entre as que decidiram adiantar o pagamento. A ajuda pode representar pouco diante de tantas perdas materiais, mas traz alívio a quem perdeu tudo ou quase tudo.

Algumas empresas, a exemplo da Karsten e do Grupo Strasbourg, criaram fundos especiais de ajuda para os funcionários atingidos. A Strasbourg doou R$ 20 mil para a reconstrução das casas dos colaboradores. O Instituto João Karsten também está recebendo doações em dinheiro. O Grupo RBS tomou a mesma iniciativa e criou um fundo de R$ 100 mil para atender funcionários que tiveram prejuízos com as cheias.

A preocupação com os colaboradores afetados pela tragédia é tamanha que os empresários não descansam. A Altenburg ofereceu um espaço da empresa para alojar cerca de 10 famílias que perderam casas ou tiveram sérios danos nas residências. Elas estão recebendo comida e a assistência necessária.

– Aos colaboradores que não foram afetados e que querem ajudar outras famílias, disponibilizamos uma cesta básica por funcionário para doação – disse o presidente da empresa Rui Altenburg.

Assim que soube da tragédia, principalmente nos bairros Garcia e Progresso, de onde vem boa parte dos funcionários, o diretor da unidade da Coteminas, Sérgio Pires, determinou que fossem visitados todos os abrigos para saber quantos colaboradores estavam desabrigados. Foram identificadas 19 famílias. Para elas e para a Pró-Família, foram doadas 15 mil toalhas. A Coteminas também organizou um grupo de advogados para agilizar os papéis na busca por recursos do governo federal.

O levantamento exato de quantos funcionários foram atingidos e dos danos que cada um sofreu nenhuma empresa conseguiu concluir. Até porque as chuvas ainda não cessaram. A prioridade, agora, é em ações mais imediatas como água, colchões, comida e transporte. A partir dessa semana, uma varredura mais completa começa a ser feita.

giovana@santa.com.br

Como ajudar
Dezenas de empresas blumenauenses estão prestando ajuda a funcionários ou à comunidade em geral. Confira as ações mais comuns:
- Criação de fundos financeiros para ajudar colaboradores atingidos
- Antecipação da segunda parcela do 13º salário (deveria ser pago dia 20 de dezembro). Algumas já pagaram sexta-feira, junto com a primeira parcela. Outras pagarão esta semana
- Antecipação do salário do mês para hoje (deveria ser pago no quinto dia útil)
- Doação de roupas, calçados, toalhas, travesseiros, roupas de cama, edredons
- Assessoria jurídica aos desabrigados e desalojados para terem acesso mais rápido ao dinheiro do governo federal