Confecções de SC pedem socorro

Seção: Notícias
Página: www.usefashion.com

Indicar notícia

Conheça a situação das fábricas e saiba como ajudar
27/11/2008

O momento em que o estado de Santa Catarina se encontra tem gerado comoção entre os brasileiros. Os desastres ocasionados por quase um mês de chuvas ininterruptas resulta em enchentes e desabamentos e, além de atingir a população, afeta as indústrias da região. Preocupadas com a segurança dos catarinenses, bem como com as instalações das fábricas, as marcas vêm encabeçando campanhas para a arrecadação de donativos.

A “Rede de Solidariedade Têxtil” é um dos exemplos. Liderada pelo Sintex (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário) e com apoio da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), busca auxiliar as vítimas das cheias no Vale do Itajaí, arrecadando doações entre as empresas têxteis. Segundo o presidente do Sindicato, Ulrich Kuhn, a expectativa é de que, já na próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro, haja uma normalização na produção, já que até agora muitos funcionários não conseguem chegar ao trabalho. .

Com a Hering está acontecendo isso. A companhia tem duas unidades em Blumenau e em ambas tiveram perdas. Na matriz do bairro Bom Retiro, um galpão foi destruído, e na unidade Itororó, mais conhecida como Omino, no bairro da Velha, estoques foram perdidos. Segundo a assessoria de comunicação da empresa, que está doando 13 mil peças de roupas adultas e infantis para a “Rede de Solidariedade Têxtil”, também muitos funcionários estão ilhados ou perderam tudo. Eles informaram que franqueados de todo o Brasil estão fazendo doações em dinheiro para amenizar a situação dos funcionários da Hering. .

A Dudalina, confeccção de vestuário masculino com unidades em cidades que foram duramente atingidas pela chuva, como Blumenau, Brusque e Luis Alves, foi umas das primeiras marcas a se mobilizar solicitando doações de empresários, associações e amigos.

A empresa também é uma das mais atingidas pelas chuvas, e ainda está em estado de alerta, já que a sede de Blumenau é cercada por morros, região que corre riscos e desabamentos. “Em Luiz Alves, a fábrica está 100% desativada, a intensa chuva comprometeu o abastecimento de energia elétrica e nosso gerador foi cedido ao hospital. Em Terra Boa, as operações estão em 100% e Brusque 50%”, afirma o departamento de marketing.

Ainda segundo o marketing, cestas básicas, água, roupas de cama e banho, fraldas para crianças e idosos e roupas chegam ao escritório de São Paulo e na unidade de Blumenau diariamente. Os donativos estão sendo distribuídos às famílias destas cidades.

No caso da Malvee, a mobilização foi interna, já que um dos rios que transbordou em Jaraguá do Sul passa pela fábrica que tem sede na região. “Máquinas de tinturaria foram afetadas pela água, mas já passaram por manutenção e no final de semana passado os funcionários se mobilizaram para ajudar no que fosse preciso”, declarou a assessoria de imprensa.

Também existem os casos das empresas que não foram afetadas, mas estão contribuindo. A New Colour Etiquetas, que tem sua única unidade na região alta do Morro dos Conventos, está fazendo uma campanha interna, entre os funcionários, além de parceiros e fornecedores. Ao final de cada semana, tudo que está sendo recebido, está sendo encaminhado para a Defesa Civil do estado. Segundo a marca, as entregas das etiquetas para a temporada de inverno 2009 atrasarão no máximo um dia, já que a logística fará caminhos alternativos. Já o recebimento de matéria-prima de outras cidades e estados está parada.

A Haco, também importante indústria de etiquetas, situada ao norte de Blumenau, não teve estragos estruturais na sua sede, mas trabalhou ontem, dia 26, com 85% dos seus funcionários e nesta quarta-feira, dia 27, está contando com apenas 50 %. Segundo Johnny Gaulke, gerente de marketing, a unidade de Blumenau, juntamente com as filiais em Criciúma, São Paulo e Fortaleza estão trabalhando em conjunto para ajudar seus colaboradores e demais pessoas das regiões atingidas. A empresa disponibilizou até um site com informações: www.haco.com.br/sosblumenau

Como contribuir

* Rede de Solidariedade Têxtil
Projeto Pró-Família da Prefeitura Municipal de Blumenau (SC)