Palestra ensina ações de reciclagem e preservação ambiental em Pomerode

Iniciativa é da Cativa Têxtil que também recolhe óleo de cozinha usado, além de pilhas e baterias

Aliada das questões ambientais, a Cativa Têxtil vem realizando palestras em escolas e instituições do município-sede recomendando a destinação adequada do óleo de cozinha usado e também das pilhas e baterias. Além da contribuição teórica, a indústria de Pomerode participa na prática recebendo o material e fazendo o encaminhamento correto para evitar a devastação da natureza. A próxima atividade de multiplicação das informações será no dia 13 de setembro, na sede dos Bombeiros Mirins de Pomerode. O encontro está marcado para às 14h e tem duração aproximada de 20 minutos.
O gerente de Recursos Humanos da Cativa, Cláudio Roberto Neumann, conta que a explanação é rápida, porém, instrutiva. Segundo ele, a companhia faz a reserva de óleo de cozinha de moradores locais e depois encaminha para uma empresa de Jaraguá do Sul. “Depois de reciclado, parte do material retorna em forma de sabão para o uso de quem veio até a Cativa para a entrega do óleo”, comenta Neumann.
No caso das pilhas e baterias, a Cativa Têxtil também faz o recolhimento e depois encaminha para uma empresa de Blumenau responsável pelo descarte correto. O transporte e o descarte do material é um dos investimentos da Cativa na área de preservação ambiental. As várias ações renderam o Prêmio Fritz Müller, oferecido pela Fundação de Meio Ambiente do Estado, a Fatma, a empresas ambientalmente responsáveis. A premiação veio na mesma época em que a Cativa Têxtil comemora os 20 anos de atuação no mercado nacional e internacional.