Cativa Têxtil segmenta produção e chega forte ao Nordeste Brasileiro

POMERODE (SC) – Com o objetivo de chegar a todas as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes, até 2010, a Cativa Têxtil trabalha com estratégias segmentadas. Para atingir a meta, foram constituídos grupos de trabalho para a região Nordeste, Sul e para os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
No Nordeste do país, a equipe de vendas passou por uma reestruturação durante o ano de 2007, o que assegurou a conquista de novos clientes e manutenção daqueles já existentes. O crescimento da cobertura de produtos Cativa Têxtil se deu com a contratação de prepostos. Hoje a regional Nordeste representa 15% do faturamento da Cativa, porém, já para coleção Verão 2009, foi projetado um crescimento de 31% em relação à mesma coleção em 2008.
Nos Estados mais quentes, a indústria de Pomerode mantém uma coleção especial, denominada Tropical, que atende bem a demanda por peças mais frescas. São ao todo 21 representantes na região Norte/Nordeste e mais 10 prepostos.
Nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, no ano passado, os representantes trabalharam na cobertura das cidades acima de 25 mil habitantes. Já para 2008, a meta é estar presente em 64% de todas as cidades acima de 10 mil habitantes. O percentual de atendimentos nestes municípios já é de 84,35%.

A história da Cativa Têxtil
No mais alemão dos municípios brasileiros, em Pomerode (SC), a Cativa Têxtil surgiu há exatos 20 anos. O primeiro passo foi pequeno, porém decisivo. Com somente quatro máquinas, em um galpão alugado, a família Sprung se muniu dos valores até hoje praticados na empresa e conquistou o Brasil com produtos de nível, desejados, de alto giro e de maneira sustentável. Incentivando o valor do colaborador, com ética, respeito ao cliente, jovialidade, patriotismo e sustentabilidade, o trabalho árduo foi recompensado.

Preocupação com o meio ambiente
Desde o início, a Cativa mantém uma preocupação ambiental. Na tinturaria, por exemplo, a água devolvida ao rio é mais limpa do que a água coletada, graças à estação de tratamento de efluentes certificada pela legislação brasileira. A Cativa Têxtil criou internamente o Selo Cativa Eco que demanda uma série de ações em favor da natureza. A intenção e massificar o desejo da companhia entre colaboradores e a sociedade do entorno. Criar alternativas de preservação é – antes mesmo desta onda ecológica – razão de ser da Cativa Têxtil.
Para se ter uma idéia, atualmente, algumas máquinas estão sendo trocadas por outras de melhor automação, que também colaboram para a redução do consumo de água, por exemplo. Para movimentar as caldeiras, nada de lenha. A Cativa Têxtil optou pelo cavaco, material feito com serragem prensada, evitando assim cortes desnecessários de árvores. Ainda sobre as caldeiras, os resíduos não são eliminados no ar, já que as chaminés possuem poderosos filtros. Sem que a fuligem seja lançada na atmosfera, a Cativa contribui para a qualidade do ar que respiramos.
Como forma de agradecer ao município onde surgiu e se desenvolveu, a companhia ainda apóia o Zoológico de Pomerode. A Cativa Têxtil patrocinou as obras de ampliação do ala dos felinos e mensalmente investe uma quantia para manter o urso Max.
Todas estas ações ambientais praticadas pela Cativa Têxtil foram reconhecidas em agosto de 2008 pelo mais importante prêmio ambiental do Estado, o Troféu Fritz Muller. Concedido pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), e com 25 anos de tradição, a premiação é uma prova dos esforços, investimentos, gestão e uso de tecnologias que asseguram um desenvolvimento sustentável nas atividades da companhia de origem familiar de Pomerode.
E se público interno e natureza são respeitados, o que dizer dos clientes? Em 20 anos, a Cativa pôde aprimorar o sistema de verificação da qualidade dos produtos, matéria-prima e insumos. Trabalha para estar entre as quatro empresas mais referidas do setor de vestuário e entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Hoje, mantém 11 marcas, fabrica aproximadamente 700 mil peças mensais, atende o mercado interno e chega também ao mercado externo.

Cativa Têxtil
Rua Hermann Ehlert, 320, Pomerode (SC)
Fone/Fax: 55 (47) 3387-9999
DDG 0800-47-0002