RONALDO FRAGA CRIA COLEÇÃO PARA MALWEE MALHAS

Veículo: Maxpress
Seção:

O estilista mineiro Ronaldo Fraga foi convidado pela Malwee para desenvolver a coleção 2008 do "Projeto Arte Livre Malwee". O Projeto, que está em sua terceira edição, visa unir moda e arte, utilizando a roupa como veículo de comunicação.

A Coleção

A coleção "Poesias para vestir" traz a iconografia de todas as 25 coleções criadas por Fraga até hoje. São treze modelos em malha, entre femininos e masculinos, com referências de "Quem matou Zuzu Angel", "Bibelôs", "Descosturando Nilza", entre outras coleções. A valorização do traço e do desenho à mão livre, da poesia e da memória afetiva, além da busca pela delicadeza nas mínimas coisas, características marcantes do estilista, estão presentes neste trabalho. O tema foi escolhido por Ronaldo, que teve total liberdade de criação por parte da Malwee.

A parceria

Para Ronado Fraga "O Projeto Arte Livre é uma proposta interessantíssima porque retrata um jeito democrático de ver a moda, levando a linguagem de estilo para um público muito mais abrangente. É um projeto no qual moda, arte e design se unem como nova forma de encarar a moda".
Um dos desafios que o projeto trouxe ao estilista foi o de trabalhar com a malha, uma vez que suas coleções são geralmente desenvolvidas em tecidos planos. "Além do ineditismo da proposta do Projeto Arte Livre Malwee, a qualidade do material, da estamparia e do acabamento da Malwee me atraíram muito e foram decisivos para que eu aceitasse participar do projeto. Adaptamos as modelagens para a malha e me surpreendi com as técnicas de produção e os resultados que pudemos alcançar."
As peças da coleção "Poesias para vestir" de Ronaldo Fraga para Projeto Arte Livre Malwee poderão ser encontradas nas lojas multimarcas que vendem Malwee em todo Brasil e também nas duas lojas de Ronaldo Fraga, em São Paulo e Belo Horizonte.

O Projeto Arte Livre Malwee

Usar a roupa como veículo de divulgação da arte brasileira. Essa é a idéia da Malwee com o Projeto Arte Livre Malwee, uma parceria da empresa com artistas brasileiros convidados. Pessoas que trabalham a arte em suas mais diversas formas, incluindo artistas populares, são homenageados ou mesmo convidados a criar juntamente com a equipe de desenvolvimento da empresa uma coleção de roupas baseada em seu trabalho ou em um momento marcante de sua história.
Esta é a terceira edição do Projeto. A primeira coleção foi lançada no verão 2006, teve como parceira de criação, a artista catarinense Lygia Helena Roussenq Neves e o tema "... as delícias do Jardim e das coisas". No verão 2007, a Malwee coleção fez uma homenagem a Tom Jobim com a coleção "Águas de Março".
O projeto lança uma coleção por ano, sempre para Primavera / Verão.