Inflação não inibe a indústria de SC

Veículo: Diário Catarinense
Seção: Informe Econômico - Estela Benetti
Página: www.diario.com.br

A boa fase de crescimento da economia brasileira é a principal motivação da expansão dos investimentos da indústria catarinense para o triênio 2008-2010, que deverão atingir R$ 6,06 bilhões, segundo projeções divulgadas ontem pela Federação das Indústrias no relatório Desempenho e Perspectivas da Indústria Catarinense. Nem a inflação e os altos juros para derrubá-la estão inibindo a disposição de ampliar negócios por parte dos empresários.

O presidente da Fiesc, Alcantaro Corrêa, observa que há mercado no país e no exterior e, como a inflação é mundial, todos enfrentam as mesmas dificuldades. Segundo ele, os setores mais promissores, como alimentos, papel e metalmecânica estão investindo mais. Entre os setores importantes que estão investindo menos estão o têxtil e o plástico.

O estudo não apontou salto expressivo nos investimentos no exterior, apesar de várias empresas estarem construindo fábricas lá fora, mas indicou consolidação dos negócios externos, com a abertura de escritórios próprios em vários países, observou o diretor de Relações Industriais da Fiesc, Henry Quaresma.