Ações ambientais concedem à Cativa Têxtil a maior premiação do segmento de Santa Catarina

POMERODE (SC) – As ações ambientais praticadas pela Cativa Têxtil foram reconhecidas essa semana pelo mais importante prêmio ambiental do Estado, o Troféu Fritz Muller. Concedido pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), e com 25 anos de tradição, a premiação é uma prova dos esforços, investimentos, gestão e uso de tecnologias que asseguram um desenvolvimento sustentável nas atividades da companhia de origem familiar de Pomerode.
A iniciativa representa um incentivo às empresas privadas, entidades, órgãos, instituições, ONGs e empresas públicas para que realizem ações concretas em favor da preservação da natureza. Também estimula a qualidade de vida, contribuindo para que o homem interaja com a natureza de forma consciente.
O evento oficial de premiação será realizado no dia 25 de agosto e contará com a presença do governador do Estado Luiz Henrique da Silveira. Na mesma data, a Editora Expressão lançará um anuário com a história dos vencedores, as razões do sucesso e as estratégias da Fatma para consolidar essa parceria com o desenvolvimento sustentável em Santa Catarina.

Selo Cativa Eco
A Cativa Têxtil criou internamente o Selo Cativa Eco que demanda uma série de ações em favor da natureza. A intenção e massificar o desejo da companhia entre colaboradores e a sociedade do entorno. Criar alternativas de preservação é – antes mesmo desta onda ecológica – razão de ser da Cativa Têxtil. Conheça alguns dos projetos ambientais da organização:

- Estação de tratamento de efluentes
Na tinturaria, por exemplo, a água devolvida ao rio é mais limpa do que a água coletada, graças ao sistema especial, certificado pela legislação brasileira.

- Automação industrial consciente
Desde que ainda era uma pequena empresa, a Cativa realiza várias ações de engajamento ambiental. Atualmente, algumas máquinas estão sendo trocadas por outras de melhor automação, que também colaboram para a redução do consumo de água, por exemplo.

- Combustível para as caldeiras
Para movimentar as caldeiras, nada de lenha. A Cativa Têxtil optou pelo cavaco, material feito com serragem prensada, evitando assim cortes desnecessários de árvores.

- Filtros nas chaminés
Ainda sobre as caldeiras, os resíduos não são eliminados no ar, já que as chaminés possuem poderosos filtros. Sem que a fuligem seja lançada na atmosfera, a Cativa contribui para a qualidade do ar que respiramos.

- Destinação correta de descartes
Os materiais utilizados no processo têxtil e que possam apresentar algum risco de contaminação são encaminhados ao destino adequado. Se sólidos, com resíduos de tintas e similares, são enviados a aterro terceirizado de empresas especializadas. Lâmpadas fluorescentes da empresa ou dos colaboradores, bem como óleo de cozinha usado, pilhas e baterias também seguem a destinação correta. Todos os produtos são entregues a organizações especializadas no tratamento, para evitar qualquer tipo de degradação ambiental.

- Uso de papel reciclado
Os papéis usados internamente são de material reciclável. Cartões de visita, folhas, envelopes e até a caixa de bombom que presenteia os colaboradores no dia do aniversário é produto especial. Parte dos papéis são produzidos artesanalmente pelos alunos da Escola Especial Apae de Pomerode.

- Apoio ao Zoológico de Pomerode
Como forma de agradecer ao município onde surgiu e se desenvolveu, a companhia ainda apóia o Zoológico de Pomerode. A Cativa Têxtil patrocinou as obras de ampliação do ala dos felinos e mensalmente investe uma quantia para manter o urso Max.

Cativa Têxtil
Rua Hermann Ehlert, 320, Pomerode (SC)
Fone/Fax: 55 (47) 3387-9999
DDG 0800-47-0002