Receita Federal apreende lote de roupas avaliado em R$ 500 mil

Veículo: Gazeta do Povo
Seção:
Página:

Uma operação da Receita Federal realizada ontem em Curitiba resultou na apreensão de um estoque de roupas vindas da China avaliado em mais de R$ 500 mil. O contrabando estava em uma loja na Rua João Negrão, perto do Terminal Guadalupe, no centro da cidade.

Segundo a Receita Federal, mais de 300 caixas com os produtos lotaram a carroceria de um caminhão e aproximadamente 200 caixas ficaram de fora. Os produtos, na maioria jaquetas, eram comprados no Paraguai a R$ 10 e no Brasil eram vendidas, em média, por R$ 50.

Essas mercadorias entram no país como contrabando, com isenção total no pagamento de taxa de impostos, com um valor muito baixo. Na hora da venda no varejo, no entanto, o produto chega a ser encontrado até cinco vezes mais caro no varejo.

Segundo a Receita Federal, as fiscalizações são rotineiras e a partir de agora serão realizadas em vários pontos da cidade. Com o alto número de apreensões em lojas atacadistas, a fiscalização também se concentrará neste ramo, além de produtos de informática e eletrônicos.

Na semana passada, na Rua Riachuelo, no centro de Curitiba, a Receita Federal apreendeu 7,5 toneladas de roupas, todas vindas da China. No local foi descoberta uma passagem oculta que levava a um depósito dentro de uma loja.

O objetivo das operações é combater a importação irregular de mercadorias e a entrada de produtos contrabandeados no país. São vários grupos de pessoas que praticam esse tipo de contrabando e não há uma quadrilha específica trabalhando nesse segmento, diz a Receita Federal.