Eco com estilo

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Lazer
Página: www.clicrbs.com.br/jornais/jsc

Alunos de moda da FURB recriam o conceito de bolsa ecológica em exposição na na Biblioteca Universitária
CAROLINE PASSOS

 
 

Elas viraram mania de ecologista, mas estão difíceis de emplacar no gosto do consumidor comum. Lançadas no mercado com cara de sacola reforçada sem-graça e cor única, as ecobags ganham cara e estilos novos nas mãos dos alunos da sexta fase do curso de Moda da Furb. O resultado da criação pode ser conferido na exposição promovida pelo Museu do Têxtil e da Moda, que abre hoje na Biblioteca Universitária, no Campus 1.

A idéia de produzir bolsas ecológicas versáteis e atraentes ao público surgiu da percepção de uma tendência, conta o professor de Estilo Arian Grasmuk. Em parceria com a professora do Laboratório de Criatividade, Lucinéia Sanches, e a EuroFios, de Blumenau, Grasmuk levou para a sala de aula a proposta de trocar as sacolas plásticas pelas ecobags. As bolsas produzidas pelos estudantes agregam estilo, qualidade e funcionalidade.

O projeto partiu de uma pesquisa feita na universidade sobre o porquê das pessoas não aderirem às ecobags vendidas em lojas e supermercados. De acordo com o professor de Estilo, a maioria dos entrevistados disse não se identificar com o visual das sacolas retornáveis.

- As pessoas querem usar algo que não interfira no visual do dia-a-dia. Afinal, querem estar sempre bem-arrumadas - afirma Grasmuk.

Foi esse perfil que guiou os alunos na criação. A cartela de cores oferecida pelo tecido ecológico - constituído de restos de outros tecidos - possibilitou que fossem feitos detalhes diferenciados. E, na bolsa masculina, costuras e botons dividem espaço com um dispositivo para uma garrafa de vinho - o que vai de acordo com a proposta de ser carregada durante todo o dia.

Segundo Grasmuk, os projetos pensados pelos estudantes será encaminhado à EuroFios para que possam servir de inspiração a uma possível coleção. O professor completa que esta é uma espécie de contrapartida da universidade pela doação dos tecidos.

- Ao firmarmos parcerias com empresas, mostramos o potencial dos nossos alunos, além de prepará-los para o mercado de trabalho - conclui.

( caroline.passos@santa.com.br )

 

 

Ecobags

 

Serviço
Ecobags - Na Biblioteca Universitária da Furb, Campus 1, Rua Antônio da Veiga, 140, Victor Konder, Blumenau. Exposição dos alunos da sexta fase do curso de Moda. Segunda a sexta, 7h30min às 22h30min; sábado, 8h às 17h. Até 10 de julho.