Outono/Inverno 2009 - Preview
Veículo: Site da Abit
Seção: Núcleo de Moda
Página: www.abit.org.br
O Inverno 2009 veio repleto de proposições: por um lado, relacionadas às expectativas mais cuidadosas em relação ao período econômico (“pisando nos freios”), à procura de soluções que possam agradar mercados emergentes, com direção bastante comercial e que faz opção por fórmulas antigas, silhuetas já testadas, aceitas e, portanto mais seguras. Por outro lado, estão propostas mais conceituais, de leitura mais difícil e sofisticada, concentradas no “fazer”, explorando construções, liberdades criativas, busca de novos elementos que aparecem como pontos de apoio para ruptura entre passado e futuro, apresentando propostas que correspondem mais ao momento atual, de mulheres fortes, conscientes, mas ainda sensuais.
Vimos o produto ocupar novamente o foco central nas coleções através da busca de matérias mais leves, tecnologicamente trabalhadas, com caída perfeita, com adequação para as estruturas escolhidas. Uma grande necessidade de sair do prêt-à-copier aponta para a busca de novo design, nova morfologia, estudos ergonômicos, desenvolvimento de modelagem, aspecto moulage sobre o corpo conseguido com matérias inusitadas. Vemos radicalismos nas medidas: muito amplas ou muito justas, arredondamentos e curvas, cortes e recortes geométricos pluralizam as escolhas.
Um apelo de construções que relembram a Alta-Costura. Vestidos e casacos mais estruturados e calças mais fluidas ou muito ajustadas. Há grande valorização para ombros e golas, assim como cintura e quadril.
Desta forma, podemos dizer que os direcionamentos criativos da estação se fizeram notar pelas escolhas de grupos de estilistas que se mostraram preocupados ainda em trabalhar elementos estéticos relacionados ao passado, ao guarda-roupa masculino, a elementos culturais variados e referências muito fortes dos anos 80 que acabam por abrir espaço para experimentalismos de forma.
Direcionamentos Criativos
Elementos Retrô:
Busca de inspiração em elementos estéticos do passado, relacionados a vários períodos do século XX, interpretados isoladamente ou em relações combinatórias.
Basicamente: Poiret (linhas simplificadas e afrouxadas, orientalismos), Anos 20 (silhuetas alongadas, caimentos suaves), 30 (glamour de atrizes hollyoodianas), 40 (rigor e austeridade), 50 (“new look”), 60 (otimismo, praticidade) e 70 (romantismo “bohemian”).
• Tecidos: Tafetás, cetins (duchesse, charmeuse), mousselines, shantung, brocados, cloqués, crepe georgette e de chine, chiffon, lãs leves, tweeds, organzas, algodão/seda, algodões leves, tricolines lisas, listradas e xadrezes em fio tinto, jacquards em tecido plano e malha. Jersey de seda e de rayon, malhas compactas, viscostretch. Estampas: florais e geométricos vintage, florais liberty, patchworks.
• Peças: (20) vestidos com cintura-baixa, casacos “casulo”, vestidos “pegnoir”; (30) vestidos ajustados, decotados, lânguidos; (40) tailleurs: casaco ajustado e com ombreiras, saia lápis ou tulipa, vestidos evasês; (50) calças cigarretes, saias “durndill” (rodadas), vestidos “flor”, cintura marcada; (60) tailleurs com jaqueta box, vestidos tubo, linha A, mini-saias; (70) calças boca-de-sino, batas românticas, túnicas, vestidos maxi e longos estampados.
• Cores: Preto, branco, cinzas, beges, vermelhos, avinhados, amarelos, laranjas, dourados, pinks, turquesas, verdes, marinhos.
Guarda-roupa Masculino:
Referências do guarda-roupa masculino tornam-se cada vez mais presentes, pela praticidade e elegância, incorporando passo a passo elementos femininos.
• Tecidos: Alfaiataria, Príncipe-de-Galles, tweeds, xadrezes, chevrons, riscas-de-giz, lãs e veludos variados, tricolines de algodão lisas ou com listras fio tinto, sedas.
• Peças: Blazers, paletós, smokings, coletes, camisas, calças com pregas, mantôs de oficiais, casacos militares, redingotes, jaquetas biker, trench coats, parkas, gravatas. Sapatos masculinos tipo Oxford.
• Cores: Preto, cinzas, vermelhos, avinhados, beges, marrons, tons outonais, verdes escuros, azuis escuros.
Elementos Culturais:
Viagens culturais, elementos étnicos (indianos, japoneses, chineses), de iconografias folk (nórdicos, russos, afegãos) trazem riqueza de cores e misturas inusitadas às coleções. Aspectos de tapeçaria e bordados típicos do leste europeu. Por outro lado, se vêem elementos muito fortes de cultura “country”.
• Tecidos: Sedas (chiffons, cetins, mousselines e crepes), veludos leves, estampados, lãs leves, denim, telas de algodão leve, sarjas, xadrezes, camurças e couros.
• Peças: Túnicas, batas, calças orientais (sarouel, jodhpurs) e kaftans. Calças jeans e camisas “Buffalo” (xadrez)
• Cores: Vivos turquesas, pinks, amarelos e laranjas queimados, marrons, beges, khaki, pavão, vermelhos, vinho, preto, branco e marinho.
Elementos ‘80:
Os excessos dos anos ‘80 são revisitados para servir de ensaio, de experimentação. Estilistas como Mugler, Montana, Armani e Allaia são referências fortes. Certo ar
futurista, toques de eletro-rock e do “sport”.
• Tecidos: Malhas stretch, leves ou compactas, moletons, gabardines, telas em nylon, matelassés, sedas (mousselines, cetins), lãs leves, algodões leves, telas mistas (algodão, poliamida ou poliéster) “two way”, tricôs, allover.
• Peças: Silhuetas “Y” e ovaladas. Cortes assimétricos e fendas, vestidos ajustados ou drapeados em jersey, “doudounes”, blazers e jaquetas com ombros marcados e mangas evidenciadas.
• Cores: Preto, branco, cinzas, violáceos, vermelhos, pinks, amarelos, azuis.
Evolução das formas:
Busca de novos caminhos: alguns expoentes mais audaciosos trabalharam volumes, perfilaram silhuetas, pesquisaram matérias-primas de alta tecnologia, combinando tudo isso a uma estética sensual e feminina.
• Tecidos: Malhas compactas, duplas, estruturadas com corte a laser, neoprenes, cetins dublados, látex liso e estampado e sedas (tafetás, cetins). Estampas computadorizadas, estampas manuais.
• Peças: tailleurs com formas arredondadas e recortes arquitetônicos, jaquetas, mantôs, saias ovaladas, calças skinny. Peças do sport reinterpretadas: vestidos T-Shirt e bermudas ciclistas.
• Cores: Preto, branco, cinzas, beges, vermelhos, pinks, verdes escuros, laranjas, amarelos, azuis (pavão e real)
Ranking de cores
01-preto
02-cinzas
03-marrons
04-azuis
05-neutros
06-verdes
07-brancos
08-vermelhos/ púrpuras
09-metálicos
10-laranjas
11-pinks
12-amarelos
Seção: Núcleo de Moda
Página: www.abit.org.br
O Inverno 2009 veio repleto de proposições: por um lado, relacionadas às expectativas mais cuidadosas em relação ao período econômico (“pisando nos freios”), à procura de soluções que possam agradar mercados emergentes, com direção bastante comercial e que faz opção por fórmulas antigas, silhuetas já testadas, aceitas e, portanto mais seguras. Por outro lado, estão propostas mais conceituais, de leitura mais difícil e sofisticada, concentradas no “fazer”, explorando construções, liberdades criativas, busca de novos elementos que aparecem como pontos de apoio para ruptura entre passado e futuro, apresentando propostas que correspondem mais ao momento atual, de mulheres fortes, conscientes, mas ainda sensuais.
Vimos o produto ocupar novamente o foco central nas coleções através da busca de matérias mais leves, tecnologicamente trabalhadas, com caída perfeita, com adequação para as estruturas escolhidas. Uma grande necessidade de sair do prêt-à-copier aponta para a busca de novo design, nova morfologia, estudos ergonômicos, desenvolvimento de modelagem, aspecto moulage sobre o corpo conseguido com matérias inusitadas. Vemos radicalismos nas medidas: muito amplas ou muito justas, arredondamentos e curvas, cortes e recortes geométricos pluralizam as escolhas.
Um apelo de construções que relembram a Alta-Costura. Vestidos e casacos mais estruturados e calças mais fluidas ou muito ajustadas. Há grande valorização para ombros e golas, assim como cintura e quadril.
Desta forma, podemos dizer que os direcionamentos criativos da estação se fizeram notar pelas escolhas de grupos de estilistas que se mostraram preocupados ainda em trabalhar elementos estéticos relacionados ao passado, ao guarda-roupa masculino, a elementos culturais variados e referências muito fortes dos anos 80 que acabam por abrir espaço para experimentalismos de forma.
Direcionamentos Criativos
Elementos Retrô:
Busca de inspiração em elementos estéticos do passado, relacionados a vários períodos do século XX, interpretados isoladamente ou em relações combinatórias.
Basicamente: Poiret (linhas simplificadas e afrouxadas, orientalismos), Anos 20 (silhuetas alongadas, caimentos suaves), 30 (glamour de atrizes hollyoodianas), 40 (rigor e austeridade), 50 (“new look”), 60 (otimismo, praticidade) e 70 (romantismo “bohemian”).
• Tecidos: Tafetás, cetins (duchesse, charmeuse), mousselines, shantung, brocados, cloqués, crepe georgette e de chine, chiffon, lãs leves, tweeds, organzas, algodão/seda, algodões leves, tricolines lisas, listradas e xadrezes em fio tinto, jacquards em tecido plano e malha. Jersey de seda e de rayon, malhas compactas, viscostretch. Estampas: florais e geométricos vintage, florais liberty, patchworks.
• Peças: (20) vestidos com cintura-baixa, casacos “casulo”, vestidos “pegnoir”; (30) vestidos ajustados, decotados, lânguidos; (40) tailleurs: casaco ajustado e com ombreiras, saia lápis ou tulipa, vestidos evasês; (50) calças cigarretes, saias “durndill” (rodadas), vestidos “flor”, cintura marcada; (60) tailleurs com jaqueta box, vestidos tubo, linha A, mini-saias; (70) calças boca-de-sino, batas românticas, túnicas, vestidos maxi e longos estampados.
• Cores: Preto, branco, cinzas, beges, vermelhos, avinhados, amarelos, laranjas, dourados, pinks, turquesas, verdes, marinhos.
Guarda-roupa Masculino:
Referências do guarda-roupa masculino tornam-se cada vez mais presentes, pela praticidade e elegância, incorporando passo a passo elementos femininos.
• Tecidos: Alfaiataria, Príncipe-de-Galles, tweeds, xadrezes, chevrons, riscas-de-giz, lãs e veludos variados, tricolines de algodão lisas ou com listras fio tinto, sedas.
• Peças: Blazers, paletós, smokings, coletes, camisas, calças com pregas, mantôs de oficiais, casacos militares, redingotes, jaquetas biker, trench coats, parkas, gravatas. Sapatos masculinos tipo Oxford.
• Cores: Preto, cinzas, vermelhos, avinhados, beges, marrons, tons outonais, verdes escuros, azuis escuros.
Elementos Culturais:
Viagens culturais, elementos étnicos (indianos, japoneses, chineses), de iconografias folk (nórdicos, russos, afegãos) trazem riqueza de cores e misturas inusitadas às coleções. Aspectos de tapeçaria e bordados típicos do leste europeu. Por outro lado, se vêem elementos muito fortes de cultura “country”.
• Tecidos: Sedas (chiffons, cetins, mousselines e crepes), veludos leves, estampados, lãs leves, denim, telas de algodão leve, sarjas, xadrezes, camurças e couros.
• Peças: Túnicas, batas, calças orientais (sarouel, jodhpurs) e kaftans. Calças jeans e camisas “Buffalo” (xadrez)
• Cores: Vivos turquesas, pinks, amarelos e laranjas queimados, marrons, beges, khaki, pavão, vermelhos, vinho, preto, branco e marinho.
Elementos ‘80:
Os excessos dos anos ‘80 são revisitados para servir de ensaio, de experimentação. Estilistas como Mugler, Montana, Armani e Allaia são referências fortes. Certo ar
futurista, toques de eletro-rock e do “sport”.
• Tecidos: Malhas stretch, leves ou compactas, moletons, gabardines, telas em nylon, matelassés, sedas (mousselines, cetins), lãs leves, algodões leves, telas mistas (algodão, poliamida ou poliéster) “two way”, tricôs, allover.
• Peças: Silhuetas “Y” e ovaladas. Cortes assimétricos e fendas, vestidos ajustados ou drapeados em jersey, “doudounes”, blazers e jaquetas com ombros marcados e mangas evidenciadas.
• Cores: Preto, branco, cinzas, violáceos, vermelhos, pinks, amarelos, azuis.
Evolução das formas:
Busca de novos caminhos: alguns expoentes mais audaciosos trabalharam volumes, perfilaram silhuetas, pesquisaram matérias-primas de alta tecnologia, combinando tudo isso a uma estética sensual e feminina.
• Tecidos: Malhas compactas, duplas, estruturadas com corte a laser, neoprenes, cetins dublados, látex liso e estampado e sedas (tafetás, cetins). Estampas computadorizadas, estampas manuais.
• Peças: tailleurs com formas arredondadas e recortes arquitetônicos, jaquetas, mantôs, saias ovaladas, calças skinny. Peças do sport reinterpretadas: vestidos T-Shirt e bermudas ciclistas.
• Cores: Preto, branco, cinzas, beges, vermelhos, pinks, verdes escuros, laranjas, amarelos, azuis (pavão e real)
Ranking de cores
01-preto
02-cinzas
03-marrons
04-azuis
05-neutros
06-verdes
07-brancos
08-vermelhos/ púrpuras
09-metálicos
10-laranjas
11-pinks
12-amarelos
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