Blumenau vira o centro da indústria da moda nacional

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Economia
Página: www.clicrbs.com.br/jornais/jsc

Texfair 2008
Começa terça-feira a Texfair 2008, menor em número de expositores, mas recheada de celebridades
DAIANE COSTA

Blumenau - A Feira Internacional da Indústria Têxtil (Texfair), de terça a sexta-feira no Parque Vila Germânica, chega a 9ª edição delineada por mudanças. Depois de oito anos, a organização da feira de moda e negócios passou das mãos de uma empresa gaúcha para uma blumenauense. Esta também é a primeira Texfair com um número de expositores menor em relação ao ano anterior. Em 2007 foram 245, este ano são 220.

A ausência do Salão da Moda Masculina - ele vai ocorrer em uma nova feira de moda em Gramado (RS), em junho - e a migração de expositores de insumos para a feira especializada Fematex, reativada em março em Blumenau, contribuíram para a redução de expositores. Entretanto, o presidente do Sintex de Blumenau, Ulrich Kuhn, diz que a feira está impedida de crescer diante da limitação da rede hoteleira do município. Para Kuhn, os 4,2 mil leitos de Blumenau não comportam mais participantes.

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes Bares e Similares de Blumenau e Região, Emil Chartouni, defende a infra-estrutura de hospedagem e lembra que, do entorno de Blumenau até Balneário Camboriú existem 30 mil leitos. Uma cama para cada um dos visitantes esperados na feira.

- Cerca de 70% dos expositores são de outros lugares, e não aceitam e nem podem ficar hospedados fora de Blumenau. O visitante até fica em Balneário Camboriú, mas o expositor, não - rebate Kuhn.

Com o argumento da limitação dos hotéis, o Sintex estuda, desde o ano passado, a possibilidade de dividir a Texfair em dois segmentos. Os estudos estão avançados, mas a feira permanece como está até 2009, pelo menos. Ano que vem, a alteração será outra. A feira irá ocorrer em junho para adequar o evento ao período de lançamentos Primavera-Verão da indústria.

Por falar em lançamentos, será na passarela um dos pontos altos desta Texfair. Recheado de celebridades, o Texfashion chega à terceira edição. Serão 13 desfiles, terça e quarta. Estão confirmadas a presença de atores globais como Cauã Reymond e Flávia Alessandra. Para assistir às apresentações, sempre às 19h30min, é preciso ter uma pulseirinha de identificação. Os convites serão distribuídos a convidados especiais pelas marcas que irão desfilar e organizadores.

( daiane.costa@santa.com.br )

Serviço
9ª Feira Internacional da Indústria Têxtil (Texfair) - No Parque Vila Germânica, das 10h às 19h. Evento exclusivo para profissionais do setor, maiores de 16 anos. O pré-cadastramento pode ser feito no site www.texfair.com.br. A credencial é retirada na entrada.
Texfair em números
4 dias de feira 220 expositores 500 marcas 30 mil visitantes 2 mil empregos diretos e indiretos 13 desfiles
Fonte: Sintex