Exportadores terão isenção de impostos

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Economia
Página: www.clicrbs.com.br/jornais/jsc

Só ontem, com o início da publicação de parte das medidas legais que implementam a Política de Desenvolvimento Produtivo, os exportadores tiveram a melhor notícia do pacote divulgado segunda-feira. Foram contemplados com isenção total de impostos federais, e agora de forma mais ágil.

Pela Instrução Normativa 845 da Receita Federal, foi confirmada a suspensão do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e assegurada a isenção também de PIS/Cofins sobre matérias-primas, produtos intermediários e materiais de embalagem comprados no mercado interno e utilizados em produtos exportados. A regra já está valendo.

Medida pode incentivar compras no mercado interno

Conforme José de Castro, vice-presidente executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), essa foi a medida mais importante para as empresas que exportam.

- Assim, a empresa não tem de mobilizar capital pagando imposto e depois esperando a devolução e equipara os custos de produtos importados com os produzidos no Brasil. Pode até fazer com que algumas empresas deixem de comprar no Exterior para voltar a fazer aquisições dentro do país - explica Castro.

Com a solenidade de anúncio do pacote com atenções divididas entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, quem menos falou na segunda-feira foi o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge. Ontem, Jorge teve a oportunidade de explicar os detalhes do plano.

Valores
Exportadores vão pagar menos 7,6% da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e 1,65% do Programa de Integração Social (PIS)