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Tendência 4: mais consumidores de meia-idade
Veículo: Revista Exame
Seção:
Página: www.exame.com.br
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Página: www.exame.com.br
Tendência 4: mais consumidores de meia-idade
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O médico pediatra Arthur Azevedo, de 56 anos, é um exemplo de consumidor que quer viver mais e melhor. Durante 30 anos, Azevedo cumpriu uma rotina com jornadas de 12 horas no consultório. Em 2000, ele deixou a medicina praticamente de lado e se dedica a seu maior prazer, que também virou profissão: o vinho. “Comecei fazendo cursos, virei professor e hoje minha vida gira em torno do vinho”, diz ele. Além de beber bons vinhos, que consomem 2 000 reais de seu orçamento mensal, Azevedo aproveita a vida viajando com a mulher. Assim como ele, uma legião de cinqüentões está adotando hábitos mais saudáveis e dedicando mais tempo ao lazer.
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O número de pessoas com mais de 50 está em alta...
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Os novos consumidores de meia-idade
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(em milhões)(1)
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1980
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6,8
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2005
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12,6
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2020
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18
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Eles são mais ricos: essa faixa etária corresponde a 43% da classe de renda mais alta (acima de dez salários mínimos). No total da população, são 23%
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São também mais empreendedores: entre os maiores de 50 anos, 33% trabalham por conta própria. No conjunto da população, a proporção é de 19%
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...abrindo espaço para uma série de bens mais sofisticados
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Viagens aéreas
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(em milhões
de viagens) |
2007
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50
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2012
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100
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Crescimento 100%
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Vinhos
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(em bilhões
de dólares) |
2007
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1,9
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2012
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2,5
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Crescimento 32%
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Produtos de beleza masculinos
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(em bilhões
de dólares) |
2007
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1,6
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2012
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1,9
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Crescimento 19%
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(1) Homens com idade entre 45 e 59 anos
Fontes: IBGE, Euromonitor,Value Partners,TAM e Talent/Indicator GfK |
O VAREJO É UM DOS SETORES MAIS SENSIVEIS às mudanças no perfil do consumidor. É onde se percebe mais rapidamente as transformações na renda e no comportamento de compra. Os supermercados, por exemplo, estão tendo de se reinventar para atender um novo mercado. O grupo Pão de Açúcar lançou no ano passado a bandeira Extra Fácil, para lojas com área de no máximo 200 metros quadrados. A nova rede já conta com 19 unidades, de início na capital paulista, e até o final deste ano deve ganhar outras 80, algumas delas em outras cidades grandes do país. A nova marca do grupo é um misto de padaria e loja de conveniência, instalado em áreas de passagem (próximas, por exemplo, às estações do metrô) e nos bairros de renda mais alta. "Notamos que os solteiros e os sem-filhos não costumam ir a um grande supermercado", diz Sylvia Leão, diretora da Extra Fácil. Boa parte dos 3 000 itens oferecidos nas lojas é vendida nas menores porções disponíveis pelos fabricantes. Pode parecer um mer cado pequeno, mas não é. De acordo com a empresa de pesquisa Nielsen, os supermercados com até quatro guichês movimentam 50 bilhões de reais por ano no Brasil e representam o segmento que mais cresce no setor. O Carrefour testa em Porto Alegre o mesmo estilo de loja, sob a marca Carrefour Express. Os dois varejistas não estão inventando a roda. Na França, o Casino (acionista do Pão de Açúcar) tem 6 000 lojas com a marca Petit Casino.
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