Tendência 2: mais casais sem filhos

Seção:
Página: www.exame.com.br

Tendência 2: mais casais sem filhos
Há cada vez mais casais que decidem não ter filhos ou postergam a paternidade para aproveitar a vida sem preocupações com gastos. O casal de empresários Flávio e Juliana Agapito, de 29 anos, é um exemplo disso. Juntos há cinco anos, eles não pretendem ter herdeiros nos próximos três.“Ainda queremos viajar e comprar as coisas que gostamos”, diz Flávio. Donos de uma confecção de moda esportiva, os dois moram num apartamento próprio, mas estão construindo uma casa ampla, com piscina e espaço para receber os amigos, num condomínio de alto padrão na Grande São Paulo. Já começam a comprar móveis e pensam em adquirir um televisor de LCD de 50 polegadas.
Com mais casais sem filhos...
Casais sem filhos
(número de domicílios,
em milhões)
5,2
8,6
...melhora a perspectiva de venda de uma série de produtos específicos
Comércio eletrônico
de reais)
6,4
15,7
Crescimento 145%
Crédito para pessoa física
de reais)
Crescimento 60%
Refeições prontas
(milhões de dólares)
Crescimento 62%
Móveis e decoração
de dólares)
17,5
21,6
Crescimento 23%
Fontes: IBGE, Euromonitor, e-bit e Partner Conhecimento

Isso não tem passado despercebido às empresas, que começam a desenvolver produtos para esse público. A Natura já está testando em seus laboratórios cremes voltados para mulheres de 80 anos. A experiência é resultado das incursões da empresa no mercado internacional. Ao observar os hábitos de consumidores nos países da Europa e no Japão, seus executivos perceberam a importância desse mercado. "Poderemos antecipar tendências que já ocorreram lá fora", diz Joel Ponte, diretor de marketing de inovação da Natura. A LG está trazendo para o Brasil os produtos focados na terceira idade que desenvolve na Coréia. Celulares com teclas maiores já são oferecidos no mercado nacional. A última novidade, ainda não disponível aqui, são aparelhos que, além de ser telefones, são capazes de tirar a pressão arterial ou medir o nível de glicose do usuário. "É algo que devemos lançar em 2010", diz Eduardo Toni, diretor de marketing da LG.
A força da terceira idade como consumidora já é bem real para empresas como a CVC, maior operadora de turismo do Brasil. No ano passado, 40% do 1,5 milhão de consumidores que procuraram a agência para viajar pelo país ou para o exterior tinham mais de 50 anos. Nos cruzeiros marítimos, com roteiros que passam de 18 dias, a faixa etária média é acima dos 60 anos. "Em nossa primeira viagem longa de navio, em 2002, me assustei com o número de passageiros mais velhos", diz Guilherme Paulus, dono da CVC. Desde então, a tripulação dos navios tem sido preparada para lidar com esse público, com orientações que vão desde como administrar injeções de insulina em passageiros diabéticos até nunca se esquecer de oferecer um cobertor extra nos dias frios. A expectativa é que a CVC transporte pelo menos 1,4 milhão de passageiros com mais de 50 anos em 2011. A base desse prognóstico é a expectativa de que os idosos do futuro, além de mais numerosos devido ao aumento da esperança de vida, tenham mais dinheiro. "Quem adquire hoje uma previdência privada deverá se aposentar com uma renda média bem maior", diz Patrick Larragoiti, presidente da seguradora SulAmérica.