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Tendência 1: o avanço das mulheres no mercado

Veículo: Revista Exame
Seção:
Página: www.exame.com.br

Tendência 1: o avanço das mulheres no mercado
Ana Paula de Campos, de 38 anos, e Mozart Galindo, de 43, começarão a encaixotar suas coisas nos próximos dias. Em maio, o casal e os três filhos - Dante, de 6 anos, e os gêmeos Tito e João, de 9 - vão se mudar para um apartamento recém-construído de mais de 1 milhão de reais. O pagamento, assim como todas as contas da casa, será dividido pelo casal.“Não trabalhar é algo impensável para mim”, diz a professora universitária. O avanço das mulheres no mercado de trabalho cresce ano após ano e está criando novos padrões de consumo e comportamento.A perspectiva de venda dos produtos dedicados ao público feminino é grande.
A presença delas no mundo do trabalho é cada vez maior...
População feminina total no país (em milhões)
1980 61
2005 95
2020 112
Participação das mulheres na população economicamente ativa (em %)
1999 41,4%
2006 43,8%
2010 45%
  • A população feminina economicamente ativa cresceu 3,2% ao ano em média de 2001 a 2006, enquanto a masculina cresceu apenas 1,7%
  • De 2000 a 2006, a renda per capita disponível das mulheres cresceu 7,3%, enquanto a dos homens aumentou apenas 2,6%
  • As mulheres já são chefes de família em 31% dos domicílios do país - em 1991, a proporção era de 18%. São as proprietárias de 38% dos imóveis de 2 e 3 dormitórios no país - a proporção era de menos de 5% há dez anos
...e vários mercados devem crescer como esposta a isso
Sopas (em milhões de dólares)
2007 194
2012 325
Crescimento 68%
Protetores solares (em milhões de dólares)
2007 500
2012 746
Crescimento 49%
Eletrodomésticos (em bilhões de dólares)
2007 5,8
2012 7,9
Crescimento 36%
Tinturas para cabelo (em bilhões de dólares)
2007 1,6
2012 2,1
Crescimento 31%
Produtos para bebê (em bilhões de dólares)
2007 1,3
2012 1,7
Crescimento 31%
Conta corrente em banco (em milhões de contas)
2006 103
2012 150
Crescimento 46%
Fontes: IBGE, Euromonitor, Tecnisa, Febraban e Profuturo/FIA

 

A transição demográfica deixará uma série de implicações para o futuro dos negócios. A mais importante talvez seja o envelhecimento da população. Hoje, há no país 19 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos. Mas, em 2020, o grupo de idosos já será de quase 30 milhões. E, olhando mais à frente ainda, em 2050, haverá um contingente de 64 milhões de brasileiros na terceira idade. Desse total, 160 000 serão centenários. "São pessoas que terão tempo e renda para gastar", diz Ana Maria Camarano, pes quisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. "Por isso, a demanda por serviços nas áreas de lazer e turismo para a terceira idade será enorme." A massa de rendimentos dos idosos já é relevante: foi de 16 bilhões de reais mensais em 2006, de acordo com análises do demógrafo José Ribeiro Soares Guimarães sobre dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2006.



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