Caderno de tendências mostra as apostas para o guarda-roupa

Veículo: Folha de Blumenau
Seção: Folhetim
Página: www.folhadeblumenau.com.br

Matéria publicada na edição 159

 


Quando o assunto é jeans, o brasileiro tem virado um especialista

As inspirações e tendências do mundo da moda para o Verão 2008/2009 foram reunidos pelo Senai em um caderno de tendências. A publicação será lançada na segunda-feira, às 14h, no Teatro Carlos Gomes em Blumenau.

Nesta edição são apresentados cinco perfis de consumidor: esportivo, irreverente, contemporâneo, sensual e romântico, com informações sobre os hábitos de consumo, culturais e de comportamento de cada um deles, assim como macrotendências em cores, estampas, tecidos e formas.

A responsável técnica pelo caderno em Santa Catarina, Rosenei Teresinha Zanchett, explica que a publicação é destinada à indústria têxtil e do vestuário, estilistas e estudantes. O evento terá a presença da consultora Valéria Delgado e especialistas sobre os temas para o Verão Infantil 2009 e moda infanto-juvenil.



Jeans



Já se foi o tempo em que a calça jeans era sinônimo de tecido grosso e azulado. As tecnologias para lavagem, coloração e apliques no denim - o algodão cru pesado que serve de matéria-prima para os jeans - estão avançadas.

Quando o assunto são os efeitos que se quer produzir, o laser é uma das principais novidades. Outra técnica que tem ganhado espaço é a resinada. Com a aplicação de uma pistola, o jeans toma um banho de resina. Depois, ele é aquecido em um forno, como se fosse comida. Como resultado final, o jeans fica mais armado, parecendo engomado.

No que diz respeito às novas modelagens, o que tem chamado a atenção são o jeans balonê e o de cintura bem alta. O primeiro era impensável por conta da espessura do denim, que não permitia o caimento necessário. Segundo a consultora de moda Glória Kalil, o jeans skinny ainda estará em alta no Inverno, mas deverá perder a preferência para o jeans boot cut. “Esse modelo é justo nas coxas, mas com a boca mais larga para quem quer usar bota”, antecipa a especialista em moda atual.

E quando o assunto é jeans, o brasileiro tem virado especialista. Segundo a Abit (Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção), o País é o segundo produtor de denim do mundo.



Lançamento Senai:



Data: Segunda-feira, às 19h

Local: Teatro Carlos Gomes