Fematex será termômetro da economia de Blumenau

Veículo: Folha de Blumenau
Seção:
Página: 05

Os últimos números da balança comercial blumenauense colocam em alerta os participantes da Feira Internacional de Materiais para Indústria Têxtil e de Confecção (Fematex), que ocorre de 25 a 28 de março, no Parque Vila Germânica. O câmbio desfavorável à exportação reduz a competitividade e estimula a concorrência com produtos importados.

O gerente comercial da Arp Fios e Bordados, uma das expositoras da feira, conta que a competição da empresa com o mercado internacional é antiga. “Sofremos com as importações, por isso procuramos oferecer produtos exclusivos e com diferenciais, para brigar com os importados”, explica. Na Fematex, a Arp de Nova Friburgo (RJ), pretende conquistar clientes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que concentram indústrias têxteis e de confecções.

O gerente da Renaux View de Brusque, Roberto Sander, diz que Fematex servirá como “termômetro” para medir a economia atual, e que os 70 expositores e 10 mil compradores esperados poderão sentir o mercado. Ele acredita que, além de preços mais baixos, o que atrai as compras de maquinário no Exterior é a tecnologia avançada. Por um lado, considera o aumento das importações positivas ao setor. “Significa que as empresas estão se modernizando, renovando e aumentando a produção”, avalia.

Nos quatro dias da Fematex, confeccionistas, lojistas e estilistas conhecerão novidades em conceitos de materiais. Empresas nacionais e internacionais apresentarão inovações nas áreas de fios, tecidos, aviamentos, químicos, equipamentos e outros produtos ou serviços ligados às novidades do setor.

Balança

O comércio exterior de Blumenau começou 2008 registrando déficit. Em janeiro, as importações foram 36,73% maior em relação a dezembro de 2007, e as exportações registraram queda de 13,21% comparadas ao mesmo período. Os principais itens da pauta de importação foram fios de algodão e máquinas, principalmente da China, Índia e Alemanha.

Serviço

Fematex – Feira Internacional de Materiais para a Indústria Têxtil e de Confecção

Data: 25 a 28 de março de 2008

Local: Parque Vila Germânica