Confecção organizada para crescer

Veículo: Tribuna SC
Seção:

OSebrae e os Centros Atacadistas de Confecção da BR-101 SC Sul, junto das prefeituras de Araranguá, Criciúma, Sombrio e Tubarão, engajaram-se no Projeto Melhoria da Competitividade das Indústrias de Confecção, abrangendo 165 fábricas que possuem lojas nos Centros Atacadistas de Confecção da BR-101 Sul: Japonês, Litoral Sul, Aravest, Pórtico e TAC.

Os resultados do projeto serão apresentados amanhã, no Parque das Águas, em Sombrio. No ano de 2007 o projeto abrangeu uma série de ações estratégicas com foco na manutenção e ampliação do mercado de atuação das empresas integrantes, visando ao aumento do faturamento das mesmas e a conseqüente geração de emprego e renda nas regiões envolvidas, que empregam mais de 10 mil funcionários diretos e indiretos.

Entre as ações desenvolvidas no projeto está a participação de sete empresas de Araranguá e Sombrio na Fenin - Coleção Inverno 2007, realizada no mês de janeiro em Gramado (RS), considerado o maior evento de moda do país. Nessa feira as empresas participantes alcançaram uma soma total de vendas de um milhão de reais.

O evento reunirá, além de empresários do ramo de confecção, setores como calçados, artesanato, produtores rurais, e também autoridades e representantes de entidades. Os participantes contarão com a palestra "Oportunidades no Mercado Globalizado (Capital intelectual e visões do futuro)", com o renomado Sílvio Chadad, consultor da ABIT, Hering, Natura, Vicunha, entre outras empresas de porte nacional e internacional.

Nos tópicos da sua palestra estão: branding (a importância de imagem da marca); MKT de experiência (o foco no sonho ao invés do produto); endomarketing (os novos caminhos); negociação (novas abordagens); fidelização do cliente (como conquistar espaço numa economia estagnada); coaching (gestão por competências) e liderança (conceitos modernos).

Saiba mais: Conheça mais algumas ações:

Realização de uma missão empresarial com 30 participantes em visita técnica para a Feira Fenit Primavera Verão 2007/2008 no mês de junho em São Paulo visando ao acesso a novas informações e tecnologias do setor; Realização de um curso de vitrinismo para 50 participantes dos Centros Atacadistas no mês de julho em Araranguá e no mês de setembro em Sombrio.

Realização dos Lançamentos de Coleção Primavera Verão 2007/2008 dos Centros Atacadistas de Confecção da BR-101 SC Sul no mês de agosto em Sombrio e Araranguá, totalizando 70 empresas expositoras, visando ao incremento das vendas e à fidelização dos atuais clientes; Além destas ações, nos meses de julho e agosto uma equipe composta por integrantes do SEBRAE/SC e do CCI realizou visitas técnicas em Ponta Grossa e Pelotas para o planejamento e articulação dos Lançamentos de Coleções Primavera/Verão dos 05 Centros Atacadistas de Confecção da BR-101-Sul no Paraná e Rio Grande do Sul, visando à ampliação do mercado de atuação e à busca de novos clientes para as 165 empresas expositoras dos municípios de Sombrio, Araranguá, Criciúma e Tubarão; Realização, em setembro, dos Lançamentos da Coleção Moda Sul - Primavera Verão 2007/2008 do CCI - 05 Centros Atacadistas de Confecção da BR 101 SC Sul - Japonês, Litoral Sul, Aravest, Pórtico e TAC - no Paraná e Rio Grande do Sul, os quais contaram com 500 participantes lojistas (potenciais clientes) no evento de Ponta Grossa e 1.200 participantes no evento de Pelotas, gerando um aumento da ordem de 20% nas vendas dos Centros Atacadistas.

Seminário sobre marketing e moda O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae), junto do CCI - Centros Atacadistas de Confecção da BR-101 SC Sul, também aproveita o encontro para o Seminário Moda Sul CCI/Sebrae, com o palestrante Sílvio Chadad, que vai falar sobre Marketing de Moda (da criação à venda).

O Seminário Moda Sul vai reunir cerca de 300 participantes. A palestra faz parte do Projeto Melhoria da Competitividade dos Centros Atacadistas de Confecção. A palestra vai tratar de Planejamento de Coleção (o mix de produto ideal); equipe de produto (funções e responsabilidades); organização comercial (do abastecimento a venda); CRM (a importância da administração da carteira de clientes); branding (a importância da construção da marca); dreamketing (o marketing focado no desejo) e ainda, sobre recursos humanos (o profissional de moda de sucesso).