Brasil é o último colocado em ranking sobre impostos

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Economia
Página: 17

O Brasil está na última colocação em um ranking de 178 países, elaborado pela consultoria PriceWaterHouseCoopers, sobre o tempo gasto pelos empresários para o pagamento de todos os impostos. A análise da consultoria usou informações do Banco Mundial (Bird) e concluiu que são necessárias 2,6 mil horas (ou 352 dias) para que uma empresa cumpra todas as obrigações fiscais no país onde está sediada.
Os empresários da Turquia gastam 2.085 horas para realizar os pagamentos. Já as empresas que funcionam no terceiro pior país nesta lista, Camarões, gastam 1,4 mil horas para quitar os débitos com o governo. Além desses países, apenas na Bielo-Rússia, Armênia, Nigéria, Bolívia e Vietnã leva-se mais de mil horas. Embora tenha relativamente poucos impostos na comparação com outros países - neste indicador, o Brasil encontra-se na 24ª posição - , o país não apresenta bons resultados na categoria que quantifica a carga tributária sobre o lucro - 69,2%. Com esse percentual, o Brasil fica na 158ª posição.
Brasil perde para o Chile, mas vence Argentina e Venezuela
A combinação desses três indicadores coloca o Brasil na 137ª posição no ranking global de facilidade no pagamento de impostos. Dentre os países da América do Sul, o Brasil perde para Chile (34ª) mas vence Argentina (147ª), Colômbia (167ª) e Venezuela (174ª). O Banco Mundial não tem um modelo tributário a ser seguido, mas recomenda aos países que tenham apenas um tributo por base tributável.