Springs vende unidade nos EUA para Crown por R$ 22,8 milhões

Veículo: Valor Econômico
Seção: Empresas
Página: B1

A Springs Global US, controlada pela Coteminas, concluiu a venda de sua unidade de artigos de cama, banho e acessórios para bebês para a americana Crown Crafts Infant Products. O valor do negócio é de R$ 22,8 milhões e foi confirmado pela companhia americana por meio de nota. Nenhum interlocutor da Coteminas foi encontrado para comentar a transação. A venda do negócio é mais uma etapa da retirada de parte das atividades fabris da Springs nos Estados Unidos e a readequação das áreas de atuação. Até dezembro, a empresa vai fechar a unidade industrial de Calhoun (no estado da Geórgia), a última fábrica programada para ser desativada nos EUA. Entre julho e setembro, foram fechadas as unidades de acabamento e de confecção no condado de Grace e a fábrica de Close, todas no sul dos EUA. Os equipamentos dessas unidades estão sendo preparados para serem transferidos para instalações da Coteminas no México, Argentina e Brasil - países onde os custos de produção e trabalhistas são bem mais baixos em relação aos americanos. A intenção é instalar esse maquinário até o fim do ano. Os custos de transferência dos equipamentos estão orçados em US$ 60 milhões. Em março, a Coteminas vendeu o acervo líquido da unidade de negócios Creative Products por R$ 41,6 milhões. A partir de 2008, a Springs Global contará com 10 unidades nos Estados Unidos e cerca de 5 mil funcionários, em torno de um quarto do que chegou a empregar no passado. A empresa foi criada há pouco mais de dois anos, fruto da união entre a Springs e a Coteminas. Hoje, ostenta o título de maior fabricante de toalhas e lençóis do mundo, com cerca de 7% do mercado global. O plano é elevar essa participação para algo entre 15% a 20% nos próximos anos, com a abertura de fábricas na Ásia. A estimativa de vendas para este ano é de US$ 2,2 bilhões.
A Crown Crafts foi criada na Geórgia, em 1957, e durante o fim da década de 90 enfrentou uma pesada reestruturação, com a venda de ativos para quitar débitos. Atualmente, produz para terceiros linhas de cama, mesa e banho. Fabrica também artigos para bebês e para o público infanto-juvenil. Não tem marca própria.
As operações envolvendo a Springs refletiram pesadamente nos resultados da Coteminas no terceiro trimestre. O prejuízo líquido consolidado entre julho e setembro foi de R$ 74,2 milhões, ante lucro de R$ 43 milhões no mesmo período do ano passado. O resultado inclui as operações da Springs, da Oxford e demais subsidiárias. A oferta pública de ações da Springs Participações na Bovespa também teve impacto. No acumulado do ano o prejuízo é de R$ 178,8 milhões.
As vendas líquidas da Springs Global Participações - empresa controladora da Coteminas e da Springs Global US - foram de R$ 903 milhões, um decréscimo de 25,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, por conta da queda nas vendas nos Estados Unidos. Entre janeiro e setembro, a receita somou R$ R$ 2,18 bilhões, uma queda de 23,5% em comparação ao ano anterior. A valorização do real perante o dólar e a perda temporária da capacidade de produção foram os principais fatores de queda no faturamento.