Notícias

Malwee Malhas é pioneira no segmento têxtil brasileiro

Preocupação com o meio-ambiente e as gerações futuras não é novidade na Malwee Malhas, uma empresa que mantém áreas de preservação ecológica desde sua fundação e que já no ano 2000, trocava o óleo BPF por gás natural. Agora, de forma pioneira no segmento têxtil e, mais uma vez espontânea, a Malwee comprova que neutraliza sua emissão de gases do efeito estufa, tornando-se Carbono Zero.
A empresa contratou uma consultoria externa para realizar seu inventário de emissão de gases do efeito estufa. Emissões diretas feitas pela fábrica e emissões indiretas, que levam em conta do consumo de energia elétrica ao transporte de cargas, viagens de funcionários – quer seja por carro ou avião – até os carros dos representantes comerciais espalhados em todo país foram calculados no período de janeiro a junho de 2007.
O resultado desse inventário foi comparado com o do inventário florestal da empresa, e apontou que o volume de árvores existentes hoje plantadas e preservadas pela Malwee Malhas dá a empresa um superávit em neutralização de carbono. O estudo foi baseado nos parâmetros de avaliação do IPCC – Intergovernamental Panel on Climate Change.
Mas, para ser Carbono Zero a empresa aposta não somente em seu atual inventário florestal e no plantio de novas árvores. A Malwee Malhas investe continuamente em um grande conjunto de ações efetivas, buscando sempre tecnologias mais limpas e processos que reduzam o impacto ambiental. Esse conjunto de ações vêm sendo implantado ao longo dos anos e manterá sua continuidade, fazendo com que a neutralização dos gases do efeito estufa seja renovada a cada ano.
 
Veja abaixo algumas dessas ações: 

- Manutenção e conservação de mais de 5 milhões de m2 de áreas verdes, compostas, principalmente, por espécies nativas em seus vários estágios de evolução. Nessas áreas já foram plantadas mais de 150.000 mudas de espécies nativas. Entre essas áreas temos a “Reserva de Fontes e Verde”, área que abriga mais de 30 nascentes, além do Parque Malwee, um santuário ecológico que possui 1,5 milhão de m2 de área preservada, 17 lagos e 35 mil árvores de diversas espécies brasileiras e estrangeiras. Todas quantificadas e avaliadas no inventário florestal, e utilizadas para a composição do estoque de carbono da empresa.
- O SIAF - Sistema de Absorção de Fumaça – novo sistema que permite às chaminés industriais emitir apenas gases totalmente neutralizados foi encomendado pela Malwee Malhas e desenvolvido com acompanhamento, análises e avalização de responsáveis técnicos do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. O trabalho levou cerca de um ano e meio de desenvolvimento. No SIAF tudo que é emitido por cada máquina é absorvido através de exaustores e levado para dentro do sistema composto por uma cortina de água que retém os sólidos dispersos no ar. Caso todo o material não tenha sido retido no sistema, ele ainda passa por uma pós-oxidação. O resultado é que os compostos orgânicos totais são neutralizados em 100%, ou seja, totalmente limpos. A empresa já operava dentro do permitido, segundo o EPA - Environmental Protection Agency, dos Estados Unidos, bem como do Conselho Nacional do Meio-Ambiente – CONAMA 008-90, porém optou por melhorar ainda mais seu sistema.
- A Malwee Malhas foi a primeira indústria têxtil catarinense a utilizar o gás natural, no ano 2000. Todos os equipamentos que produzem vapor / ar quente / fluído térmico têm como combustível o gás natural que, do ponto de vista ambiental é o mais correto, para amenizar a emissão de gases e eliminar a produção de gases tóxicos.
- Para o transporte de mercadorias e locomoção de pessoas dentro da empresa são utilizados veículos elétricos motorizados, não gerando gases poluentes.
- Todos os caminhões da frota da empresa foram adquiridos com selo verde. Eles possuem equipamentos para controle de emissões atmosféricas (injeção eletrônica e catalisador) contribuindo para diminuição dos gases do efeito estufa.
-  Recuperação do calor gerado nos efluentes, aquecendo a água limpa na entrada dos processos. Dessa forma, diminui a necessidade de aquecê-la com vapor gerado nas caldeiras e, conseqüentemente, reduz também o consumo de gás natural.
- Até 45% de toda a água usada na empresa é reutilizada, o que permite à Malwee deixar de retirar mais de 200 milhões de litros de água por ano do Rio Jaraguá. A estação de efluentes da empresa tem eficiência acima de 97%, devolvendo ao rio água de excelente qualidade.
- Troca de todas as máquinas no processo produtivo onde há a utilização de água. A opção foi por máquinas com uma menor relação de banho em seus tingimentos, o que acarreta uma diminuição no consumo de energéticos, produtos químicos, água e também diminuindo em 50% a geração de lodo em seu tratamento de efluentes.
- Troca de todas as lâmpadas incandescentes antigas pelas lâmpadas compactas fluorescentes com melhor desempenho no fluxo luminoso e troca de motores convencionais por servo-motores ou motores plus, que tem menor consumo de energia.
 
Compromisso com a Preservação e a Harmonia 

Criar condições de sobrevivência para a humanidade frente a todas as transformações do planeta é o que significa ter uma atitude sustentável. Atitude que a Malwee Malhas tem desde o início de suas atividades. Um exemplo disso foi inaugurado há 30 anos atrás: o Parque Malwee, um santuário ecológico que possui 1,5 milhão de metros quadrados de área preservada, 17 lagos, aproximadamente, 35 mil árvores de diversas espécies brasileiras e estrangeiras e 15 km de estradas ornamentadas. Além disso, réplicas de estátuas famosas instaladas no parque e dois museus trazem ainda a cultura para dentro desse refúgio ecológico aberto ao público.
Os investimentos em ações de preservação e recuperação do meio ambiente sempre fizeram parte da filosofia da Malwee Malhas. Por isso não há limite de investimentos nessa área. Conforme a empresa cresce e moderniza seu parque fabril, os investimentos em tecnologias mais limpas e em processos que reduzam o impacto ambiental acompanham essas mudanças.
Desde sua fundação, em 1968, a Malwee Malhas assumiu um compromisso com as sociedades futuras. Esse compromisso está ligado a uma forma de ver a vida, algo que faz parte do seu DNA. Ele foi crescendo e se multiplicando ao longo dos anos, tomando forma cada vez mais consistente. Hoje são muitos os compromissos assumidos pela empresa e que geram a realização de diversas ações.
 
Informações: Angela Valiera
(47) 9919.7575
angela@valiera.com.br


Compartilhe:

<< Voltar