Alpargatas escolhida como empresa mais admirada

Veículo: Portal Assintecal by Brasil
Seção:
Página:

O jornal DCI publicou o resultado parcial do 5º Prêmio das Empresas Mais Admiradas em 2007, baseado em 3.800 entrevistas feitas pelo DCI e pela Brasmarket com executivos de diferentes setores de atuação, entre novembro do ano passado e outubro deste ano. Nesta edição revelamos os 31 vencedores por segmento econômico, deixando para o dia oficial da premiação o anúncio dos três principais premiados de cada categoria. A Gerdau é a única empresa que está no topo do Prêmio DCI desde o início da aferição, em 2003, sendo eleita a mais admirada entre os executivos na categoria Siderurgia & Metalurgia. Na categoria Finanças & Seguros, o Banco Itaú, que vem se alternando com o seu principal concorrente de mercado, o Bradesco, na liderança do Prêmio DCI, alcançou o topo da lista em 2007 - tendo já subido ao pódio nos anos de 2003 e 2005. Indústria Na opinião dos executivos, a suíça Nestlé foi pelo quarto ano consecutivo a mais admirada em Alimentos. Já no segmento Bebidas, a preferência ficou com a maior indústria privada de bens de consumo do Brasil, a AmBev, também pelo quarto ano seguido. A brasileira Natura é a mais admirada no segmento Cosméticos, Higiene & Limpeza pelo quarto ano. A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), uma das maiores companhias aeroespaciais do mundo, foi a escolhida na categoria em que atua, Aeronáutica, quatro anos seguidos. Também desde 2004 como vencedor no segmento Materiais de Construção, o Grupo Votorantim, que possui operações nos mercados de cimento e concreto, mineração e metalurgia (alumínio, zinco, níquel e aço), entre vários outros, foi outra vez o mais admirado na categoria. A Construtora Norberto Odebrecht, empresa líder da Organização Odebrecht na área de Engenharia e Construção, venceu pela quarta vez o Prêmio no segmento Construção. A Companhia Vale do Rio Doce, uma das maiores empresas globais da indústria de mineração e metais, também é a mais admirada pelo quarto ano consecutivo no seu setor, Mineração. Outra empresa que vence o Prêmio pela quarta vez em sua categoria (Papel & Celulose) é a Suzano Papel e Celulose. A Petrobras também foi eleita desde 2004 a empresa mais admirada na categoria Petróleo & Gás. A IBM foi apontada pela primeira vez a empresa mais admirada no setor de Bens de Capital & Equipamentos. Também eleita pela primeira vez a mais admirada em seu setor, a Alpargatas, maior empresa de marcas próprias e licenciadas de artigos esportivos, calçados e tecidos industriais do Brasil, desbancou a Azaléia, que vinha liderando a categoria Calçados, Couros e Acessórios desde 2004.
A HP Brasil ocupa pela primeira vez o posto de mais admirada no segmento de Informática, posição ocupada pela Microsoft em 2006. Já a Philips do Brasil, subsidiária da Philips, voltou a ser a mais admirada na categoria Elétrico & Eletrônico. A empresa chegou a ser a escolhida em 2005, mas no ano passado foi substituída pela Sony na liderança. Eleita no primeiro ano da Pesquisa, 2003, a mais admirada no setor Têxtil, a Coteminas voltou à liderança no segmento em 2007. A Volkswagen também teve sua posição no Prêmio de volta este ano, na categoria Veículos & Autopeças, que liderou em 2005.
A novidade desta edição do Prêmio é a escolha da empresa mais admirada dos setores de Energia e Químico & Petroquímico. A empresa apontada para estrear a categoria Energia foi a CPFL Energia, holding que atua no setor elétrico brasileiro. A Braskem, por sua vez, inaugura o setor Químico & Petroquímico. Varejo e atacado O Makro, maior atacadista do País, venceu pelo segundo ano consecutivo na categoria Atacado. O Grupo Pão de Açúcar, segundo maior supermercadista do País, conquista há quatro anos a preferência dos executivos. O Shopping Iguatemi São Paulo, pertencente à Iguatemi Empresa de Shopping Centers (Iesc), da família Jereissati, é a empresa mais admirada no segmento Shopping Centers, categoria em que o Iguatemi também foi vencedor nos anos de 2005 e 2006.
Serviços A TIM, segunda maior empresa do País em market share, foi eleita pela primeira vez a mais admirada no setor de Telecomunicações. Desbancando os Correios, ganhadores do prêmio desde 2003, a DHL é apontada pela primeira vez como a vencedora no segmento Logística. Também pela primeira vez, o grupo francês Accor Hospitality, que engloba as bandeiras Sofitel, Novotel, Mercure, Ibis e Fórmula 1, recebe o prêmio no segmento Hotéis & Turismo. A TAM Linhas Aéreas, líder do mercado doméstico, recebe o prêmio na categoria Aviação pela quarta vez consecutiva. A Alcantara Machado, maior organizadora de feiras da América Latina, por sua vez, é eleita a mais admirada no segmento Feiras & Eventos pela terceira vez. A Agência Africa, criada por Nizan Guanaes, venceu o prêmio na categoria Mídia & Marketing também pelo terceiro ano consecutivo.
Vencedor do prêmio desde o início da Pesquisa DCI, com exceção da edição de 2005, o escritório Pinheiro Neto Advogados, um dos mais tradicionais do Brasil, foi novamente eleito o mais admirado na categoria Advocacia. A PriceWaterhouse Coopers, por sua vez, foi pela primeira vez a indicada pelos executivos a vencedora no segmento Auditoria, Consultoria & Contabilidade.